Família D+

Objetivos do Programa
Mostrar ao jovem que o único meio de se ter e de se manter um lar feliz é tendo Jesus como o melhor amigo da família.

Planos para o Programa
Preparar um painel com a figura de uma família. Pode-se usar o material de evangelismo infantil.
O programa será apresentado em forma de telejornal onde dois apresentadores falarão.

Jornal Falado

Apresentador 1: Você já deve ter visto pela TV ou ouvido pelo rádio histórias de filhos que abusaram de seus pais ou até mesmo os mataram. Que triste quadro! Profecias como a de II Timóteo 3:1 e 2 estão se cumprindo literalmente e das maneiras mais grotescas: “Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes…”.
Em Romanos 1:28-30, Paulo mostra outras características dos efeitos do afastamento do homem de Deus, e inclui nestas passagens a desobediência aos pais. Portanto, desobediência aos pais é uma característica própria daqueles que aborrecem a Deus.

Apresentador 2: Hoje, mais do que nunca, o homem se afastou de Deus e nós vemos na família a conseqüência dessas atitudes: famílias desequilibradas, desestruturadas. E são justamente estas famílias as que formam o cerne da sociedade do mundo. Dá para perceber a relação?
Homens sem Deus à Famílias sem Regras à Sociedade em caos.

Apresentador 1: Podemos comparar a desintegração da sociedade com um câncer. Lento e insidioso. Uma célula de repente adoece e começa a se multiplicar sem controle, destruindo por fim o corpo inteiro, levando-o à morte. Uma família se desentende. Separa-se. Seus filhos, emocionalmente desequilibrados, continuam o ciclo de separações que, por sua vez, gera filhos desorganizados e rebeldes. Assim continuaria o ciclo até a própria destruição da humanidade, não fosse a intervenção divina.

Apresentador 2: O jovem cristão pode e deve interromper este ciclo degenerativo, pelo menos para dar tempo a Deus de salvar o maior número possível de seres humanos. Mas, como?

Apresentador 1: Fazendo de Jesus seu melhor amigo!

Apresentador 2: Agora nós vamos discutir alguns temas que nos farão refletir sobre a necessidade de tornar o nosso lar um cantinho do Céu na Terra e uma influência para o bem em nossa sociedade corrompida.

Apresentador 1: Certo! Vamos nos dividir em equipes. Cada equipe terá um líder e um relator. Vocês receberão um papel contendo uma passagem bíblica seguida de perguntas para reflexão e discussão. O relator deverá vir à frente para apresentar as conclusões a que seu grupo chegou.

(Enquanto espera a divisão em equipes, pode-se ter uma mensagem musical apropriada. Depois da divisão em equipes, serão distribuídas as passagens bíblicas para cada grupo).

Passagens e Perguntas
(uma passagem para cada equipe)

1. II Coríntios 6:14: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos, porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade, ou que comunhão da luz com as trevas?”
Pergunta para reflexão e discussão: Em que sentido essa passagem pode levar o jovem a querer constituir um lar feliz? O que ele deve temer?

2. Provérbios 5:8,9: “Afasta o teu caminho da mulher adúltera, e não te aproximes da porta da sua casa, para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos a cruéis”.
Pergunta para reflexão e discussão: A igreja precisa, realmente, deste conselho? Não estaria ela vacinada contra o pecado do adultério? Qual o remédio para os desejos impuros?

3. Salmo 127:3: ” Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão”.
Pergunta para reflexão e discussão: Neste mundo cheio de filhos maus como os filhos dos cristãos podem ser um presente para os pais? O que significa “herança do Senhor”? O que significa “galardão”?

4. Efésios 6:1: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”.
Pergunta para reflexão e discussão: O que significa obedecer “no Senhor”? Poderiam pais que se dizem cristãos exigir obediência que não fosse “no Senhor”? Explique.

5. Efésios 6:4: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.
Pergunta para reflexão e discussão: Ora, mas não são só os filhos que irritam os pais? Como podem os pais irritar os filhos? Disciplina e admoestação podem caminhar juntas? Como?

6. Salmo 133:1: “Oh Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”
Pergunta para reflexão e discussão: Numa sociedade convivem pessoas de personalidade e temperamento diferentes e até opostos. Como é possível, apesar das diferenças, haver união entre os membros de uma família? Quem faz a diferença?

Apresentador 2: Chegou o momento de as famílias se reunirem novamente. Na medida do possível pais e filhos assentem-se juntos. Cada família dê-se as mãos. Forme pequenos círculos onde for possível e vamos cantar o hino que aparece na tela (se possível. É melhor na tela para que não haja a necessidade de segurar hinário. O apresentador explica o que virá a seguir, conforme o texto abaixo).

Conclusão
Para o hino de encerramento cada família deve se assentar junto e dar-se as mãos enquanto a congregação canta Vem Entre nós Morar (Hinário Adventista, 454). Em seguida cada família se abraça, reconciliando-se uns com os outros e expressando seu amor uns pelos outros. Deve-se aproveitar a ocasião para pedir perdão, perdoar e mostrar amor mútuo. Uma família, previamente escolhida, vai à frente e um de seus membros faz uma oração de reconsagração. Por fim, todos saem cantando a primeira estrofe do hino Amor no Lar (Hinário Adventista, 453).

 

Revista Ação Jovem 3º trim. 2003 – DSA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *