1. Antes de começar o programa uma pessoa fica à porta distribuindo floquinhos de algodão.
2. Abertura
2.1. Boas vindas
2.2. Música especial
2.3. Oração
3. Dinâmica de Grupo
3.1. AMAR AO PRÓXIMO.
Duração: 30 min.
Material: papel, lápis.
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Fonte: Portal do Ministério Jovem
4. Música Especial com o tema Amor ao Próximo
5. Momento da Criança
Escolher 3 crianças para participar desta dinâmica.
Pegar um objeto qualquer e dizer as crianças que este objeto será escondido e que eles terão que encontrá-lo, e que será cantada a música:
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Louvai a Deus (Bis)
Louvai a Deus, Aleluia (3 vezes)
Louvai a Deus
Repetir até encontrar o objeto
E que quanto mais perto do objeto mais alta ficará a música.
Tirar as crianças da igreja e esconder o objeto.
Chamar uma criança de cada vez, e cantar a música citada acima.
6. Louvor Congregacional
7. Mensagem Final
Havia uma vila, num lugar bem perto daqui, onde havia muita harmonia, muita paz.
Nesta vila nada de mal acontecia, não havia roubo, as pessoas não xingavam, não havia mentiras, todos repartiam as coisas que tinham, nada de mexericos, fofoca, a felicidade era observada no rosto de cada uma das pessoas desta vila.
Um garotinho de mais ou menos 5 anos morava nesta vila, ele era a única criança dali, ele era muito querido, muito amado por todos.
As pessoas daquela vila tinham o costume de distribuir amor a todos e faziam isto repartindo floquinhos de algodão, como representação do amor que sentiam.
Certa vez, uma senhora, que passava por ali, encontrou o garotinho e disse para ele que o que acontecia naquela vila era algo fantástico, e que se ele guardasse todos os floquinhos que recebesse, ele se tornaria o homem mais rico e poderoso da terra.
O garotinho então ficou muito feliz com a idéia e passou a guardar em sua casa todo o carinho que ganhava das pessoas da vila.
Então os floquinhos começaram a acabar, foi por causa disto que aconteceu o primeiro xingamento, o primeiro roubo, a primeira briga, as pessoas já não se falavam mais quando se encontravam na rua, os filhos já não respeitavam mais seus pais, enfim, a falta de floquinhos (carinho), provocou uma desgraça naquela vila.
O garotinho então, como era o mais amado da vila, começou a sentir muito o que estava acontecendo, foi procurar a senhora que havia dito a ele que se juntasse floquinhos se tornaria o homem mais rico e poderoso do mundo, mas ele não a encontrou.
E ao passar pelas ruas percebeu o quanto havia prejudicado a sua vila com seu orgulho e sua ambição, assim ele foi correndo pra casa, pegou uma carriola e colocou dentro todos os floquinhos que havia guardado no seu quarto e saiu a distribuir novamente pela vila a fora.
E todos receberam carinho do garotinho, e se envergonharam das coisas ruins que fizeram, se arrependeram, procurando as pessoas que eles haviam magoado para pedir perdão, as coisas roubadas foram devolvidas e a paz e a felicidade voltou.
FIM
Quando terminar a mensagem fazer uma apelo para que todos comecem a distribuir os floquinhos que receberam, dando abraços e até mesmo pedindo perdão pelas coisas que por ventura tenham feitos uns contra os outros.
Durante a distribuição dos floquinhos cantar uma música especial:
REPARTINDO O AMOR
Terminar com uma oração.
Simone Gonçalves
Deixe um comentário