Melhorando as Amizades

Objetivos do Programa
Dar aos jovens dicas de uma boa amizade.

Introdução
Vivemos em uma época onde não se pode confiar facilmente em qualquer pessoa, nem sequer é possível saber quem é nosso amigo verdadeiro.
A amizade é um afeto, um carinho entre duas pessoas.
O que é preciso fazer para se ter um verdadeiro amigo ou como podemos ser o tipo de amigo que os outros necessitam? Para ter uma amizade satisfatória, preste atenção em algumas coisas.

Mostre-se amigo
Salomão nos revela um dos segredos para se fazer uma boa amizade: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Provérbios 18:24). Você deve ser amigável para com os outros, interessar-se neles.
Mostrar-se amigável requer buscar algumas oportunidades para manifestar alegria, oferecer carinho e afeto de maneira que os demais sintam-se bem em sua companhia. Provavelmente, em algumas ocasiões você vai se encontrar com pessoas desanimadas, a quem você pode dirigir palavras alentadoras ou motivá-las, reconhecendo suas qualidades e aptidões.
Uma outra forma eficaz para expressar apreço aos amigos e seres queridos é através de cartões de agradecimento, felicitações, aniversários, etc.

Dinâmica – Faça a dinâmica “Relâmpago” para misturar todo o pessoal e assim favorecer o surgimento de novas amizades, vai ser bem rápida.

Aceite os outros como são
Para comunicar aceitação diante dos outros é importante ter uma postura receptiva na linguagem corporal. Se você realmente está interessado na amizade de uma pessoa, deve estar atento em todo momento (em uma conversa) e sentar-se de modo relaxado. O contato com os olhos é muito importante, pois é assim que comunicamos interesse e aceitação na outra pessoa.
Também existem outras maneiras de comunicar
aceitação. Um forte abraço comunica afeto, um aperto de mãos expressa apreço entre duas pessoas. Ao procurar demonstrar
interesse em uma conversa, não é necessário o uso de perguntas específicas, pois elas interrompem a comunicação e a mensagem é bloqueada. Generalizar a conversa fará com que ela seja mais fluida, dinâmica e interessante.

Teste – “Como os outros vêem você?” Uma vez que você saiba como os outros o vêem é mais fácil saber em quais pontos você precisa melhorar para desenvolver suas amizades.

Conserve seus amigos
Uma amizade é como um caminho de mão dupla onde os amigos transitam e querem se encontrar, mas existem obstáculos no meio. Existem diversas barreiras que impedem o desenvolvimento da amizade. Algumas delas podem ser: crítica, ofensa, ameaça, exigências, etc.

Escolha bem os seus amigos
O ditado: “Diga-me com quem andas e direi quem és” tem muito a ver com a amizade. Se você convive com alguém que rouba, mente e é amante de música estridente, acabará sendo contagiado por essas coisas.
Para saber se uma amizade é conveniente, perceba se você e a pessoa têm aspectos comuns. Analise se essa amizade lhe trará benefícios ou prejuízos. Se a resposta for negativa, é melhor não continuar com essa amizade.

Mensagem Musical – Qualquer uma sobre amizade.

Busque o Amigo Eterno
Nossa amizade com o próximo pode melhorar automaticamente quando nossa amizade com Jesus melhora. Ao passar mais tempo com Ele, nossa amizade com outros passa por um sensível melhora. Aqui estão algumas sugestões para desenvolver uma amizade mais íntima com Jesus:

> Fale com Ele. “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo.” – Caminho a Cristo, pág. 93. Precisamos abrir nosso coração a Ele para termos vida e energia espirituais em nossas atividades diárias, o que inclui ser um bom amigo para aqueles que nos cercam.

> Medite sobre Ele. “O maior amor que alguém pode ter pelos seus amidos é dar a vida por eles.” João 15:3. Meditar em Seu amor e Seu sacrifício pela nossa salvação nos ajudará a desenvolver Seus caráter em nossa vida.

> Ouça-O. Jesus é nossa amigo, que disse “Chamo [vocês] de amigos, pois tenho dito a você tudo o que ouvi do Meu Pai.” João 15:15. Suas palavras são uma fonte de poder que nos habilita a sermos bons amigos.

> Faça Sua vontade. “Vocês são Meus amigos se fazem aquilo que Eu mando.” João 15:14. Ao fazer a vontade dEle e trabalhar junto com Ele, nossa amizade com Jesus vai crescer. Sua vontade inclui sermos bons amigos do nosso próximo.

Conclusão

A amizade cristã é uma verdadeira benção para o povo de Deus. Quantas vezes encontramos um “amigo mais chegado que um irmão” (Provérbios 18:24)? Além disso, Deus quer que cada seguidor de Jesus compartilhe a boa notícia da salvação com os ouros. Fazer amigos é uma das melhores maneira de compartilhar o evangelho com ouros. Se os outros o vêem como um verdadeiro amigo por causa de suas características, eles aprenderão mais sobre o seu Amigo, Jesus Cristo.

O desejo de compartilhar Seu amor também resultará de um relacionamento mais íntimo com Jesus. “Tão logo uma pessoa se aproxima de Cristo, sente o desejo de apresentar aos outros o precioso amigo que encontrou em Jesus. A verdade salvadora e santificante não pode ficar escondida em seu coração”.

De todas as amizades que podemos ter, a relação com Deus é a melhor. Portanto, aprenda a crer e confiar em sua sincera amizade. Você nunca se arrependerá de havê-Lo escolhido como melhor amigo.

 

Revista Ação Jovem 1º Trim. 2003

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *