Vivemos na era da informática, e a nossa geração já depende do que chamamos de computador. Eu trabalho na Rádio N. T. Quase tudo é feito pelo computador. Não usamos mais CDs, nem muitas aparelhagens. Durante a noite não fica ninguém na rádio, mas o computador fica trabalhando.
Estar conectado a internet é algo comum, e passamos muitas horas ligados a esse sistema de comunicação.
Neste dia quero convidar a você a conectar na Bíblia, se ligar, sem ajuda de cabos e aparelhos, em Cristo Jesus.
Vamos está ligado ao Provedor mais importante do universo: Deus
Vamos acessar a uma grande história da Bíblia, baixando preciosas lições de vida.
E o que é mais importante: você não precisa ter nenhum conhecimento ou curso de informática, basta abrir seu coração e aceitar o que Jesus vai te dizer nesse dia.
ORAÇÃO
Obj.: Constatar que Deus tem um sonho para cada um; pagar o preço para Ter o sonho de Deus realizado.
Introdução
Frase impacto: “às vezes não dá para entender o que Deus está querendo fazer”
Ilustração: Nas férias do 3° para o 4° ano de teologia, eu consegui uma casa para fazer uma matéria de complementação do meu curso. Chegando lá, deu tudo errado, tive que voltar para casa. Mas Deus havia preparado um outro local, muito melhor e não só para quinze dias, mas para um ano.
– Deus tem um sonho para cada pessoa. Talvez acontecerá coisas que parecem ser até ruins, mas no final nós veremos que foi melhor do jeito que aconteceu.
– A Bíblia fala que Deus tinha um sonho para José.
I – O Sonho de Deus para cada um.
A- Gên. 37:5-8: Deus sempre sonha alto.
B- Às vezes o sonho de Deus é tão bom, que os outros zombam da gente, nem nossos pais acreditam.
Ex. Hah, você médico? Duvido. Dentista…
-“No segundo grau, os professores perguntavam para cada um que profissão teriam. Quando eu dizia que faria Teologia, a maioria caia na gargalhada e fazia piadinhas”.
II – O Sonho de Deus tem um preço.
A- é necessário a escola do sofrimento e provações.
a) Moisés: 40 anos como pastor.
b) Paulo: 3,5 anos no deserto da Arábia.
c) José – Gên. 37:28 – vendido como escravo
Aplic. Talvez hoje você esteja se sentindo um escravo. Escravo do emprego, que te obriga a trabalhar num dia que não quer; escravo do desemprego; escravo do vestibular, que te obriga estudar o que não quer e mais tempo que gostaria; escravo de um vício; etc.
– Deus tem um sonho para você. Entregue sua vida a Ele, ele pode transformar tristeza em alegria.
Ilustração: “Os Dois Anjos”. “Dois anjos que faziam parte de uma escola de anjos saíram para trabalhar. O mais jovem estava tendo as primeiras lições para se tornar um anjo bem sucedido.
Certo dia, eles viram uma criança na beira da piscina. Os pais estavam distraídos, então o anjo mais experiente foi até a criança e a empurrou, permitindo que a criança morresse.
O anjo iniciante ficou assustado. “Você é anjo caído! Você é um traidor. Olha o que você fez. Matou uma criança indefesa”.
O anjo mestre respondeu: “Os caminhos de Deus são diferentes”.
Chegaram então numa casa. O casal havia saído e eles ficaram a sós na casa. O anjo viu uma taça de ouro na estante. Foi até lá e pegou, colocou na mochila e saiu correndo.
“Você enlouqueceu?”, perguntou o mais novo. “Anjo não rouba”.
O anjo mestre respondeu: “Os caminhos de Deus são diferentes”.
Depois, viram um senhor idoso, que morava numa casa simples de madeira. Ele foi buscar lenha para fazer sua comida.
O anjo mestre foi até lá e colocou fogo na casa.
“Mas não pode ser?” exclamou o discípulo.
O anjo mestre respondeu: “Os caminhos de Deus são diferentes”.
Então ele explica:
1- Aquela criança era ótima, meiga, mas Deus sabia que na juventude se tornaria um marginal e morreria no mundo do crime. Morrendo agora ela se salvaria.
“Tudo bem! Mas aquele casal?
2- Naquela taça havia veneno. Eles voltariam e jantariam. O homem pensava em se matar e envenenar também a esposo.
“Mas o idoso?”
3- Ele não merecia ser pobre. Trabalhou a vida toda, mas seus filhos sugaram tudo. Debaixo daquela casa há um tesouro escondido. Quando ele voltar, vai ficar chateado. Mas vai reconstruir, e para isso, vai cavar e ser muito rico.
– Gên. 39:3-4 – José mordomo. O sonho de Deus agora está realizado. Não! Deus quer mais.
B- É necessário, para ir mais longe, mais provações.
– Gên. 39:19-20 – José foi fiel, mesmo que ser fiel poderia levá-lo à morte. José, se tivesse tido um relacionamento com a mulher do chefe, conseguiria uma promoção, aumento de salário, etc. Mas se descobrissem…
– Foi fiel. Foi preso, e por pouco não morreu.
– Para ser fiel você deve buscar o mais importante:
APLIC. Deus também tem te dado ou te dará oportunidade de ser fiel.
– Um trabalho no Sábado.
– Uma prova no Sábado.
– Um namoro com alguém de outra fé.
– Um relacionamento ilícito.
– Nos dízimos e ofertas.
Uma vez que você seja fiel Deus terá oportunidade de operar em Sua vida. Mas você precisa ser fiel.
– Ilustração. A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação pela qual devem os homens passar para que eles venham a ser o deveriam ser. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra dentes, impróprios.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, doenças, perder o emprego, perder tudo. Pode ser fogo de dentro: depressão, pânico, medo, ansiedade, etc.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: Bum! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. Ficarão duras a vida inteira.
E você, o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá?
(Autor Desconhecido)
III – O SONHO REALIZADO
A- Gên. 41:38-44 Depois de anos na prisão, José sai, e passa de escravo a governador.
Deus tirou as coisas que José mais amava na vida e deu-lhe sofrimentos e dificuldades para torná-lo um dos homens mais poderosos da terra. Tirou sua juventude, sua família, seus amigos e irmão, transformou-lhe num escravo, “bandido”, “adúltero”, etc.
– Gên 45:7-8 É Deus quem dirige as coisas. As pessoas são apenas instrumentos nas mãos dEle.
CONCLUSÃO
Aplic. Deus às vezes precisa tirar as coisas que você mais gosta, para transformar sua vida.
Talvez ele tenha que tirar:
– seu emprego
– um familiar
– um conjugue
– um vestibular
Ele tem um sonho bem melhor para você, muito mais alto.
Ilustração: Quando criança eu tive um sonho. Queria ser um jogador de basquete. Até que um dia, depois de treinar basquete, Deus colocou no meu coração que Ele tinha algo para me mostrar.
No sábado seguinte, eu escutei um sermão sobre Esaú e Jacó. Não me lembro bem, mas descobri que como Deus deu um sonho para Jacó, e ele aceitou, mesmo tendo que deixar tudo, Deus tinha algo para mim, mas eu não sabia ainda o que era.
Num encontro de solteiros, Deus enviou dois pastores. Eles fizeram um fim de semana com os jovens. Eu tinha 15 anos na época. No Sábado à noite Deus me mostrou. Ele gostaria que eu fosse um pastor.
Ninguém acreditava. Demorei quase seis meses para contar para minha família.
Quanta provação. Mas valeu a pena. Às vezes não acredito o quão longe Deus tem me levado.
Deus quer te levar mais longe que você pensa.
Mas você precisa se entregar. Precisa de provações, precisa perder coisas que muito ama.
Pr. Yuri Ravem
Deixe um comentário