O poder da língua

MOMENTOS DE LOUVOR (0:13)

· Você pode ter Amigos 2:30

· Coragem pra vencer 2:04

· Tua Palavra 2:35

INTRODUÇÃO

Se você é uma típica pessoa trabalhadora…
– Você mantém em média 30 conversações por dia.
– Você vai gastar 1/5 de sua vida falando.
– Você vai falar, ao longo de um ano, palavras suficientes para encher 66 livros, de 800 páginas cada.

O homem fala em média 20.000 palavras por dia. A mulher, 25.000 – talvez isto explique porque alguns maridos não têm nada a dizer quando chegam em casa à noite, enquanto a suas esposas estão ávidas por conversar. Enquanto o homem provavelmente já usou a sua quota de 20.000 palavras diárias no trabalho, sua esposa pode ter feito o mesmo e ainda ter um estoque de 5.000 palavras para usar!

Somos um mundo de tagarelas. A conversa está em toda parte.
Temos conversa pelo rádio, programas televisivos de entrevistas, telefones nos carros e orelhões em cada esquina. E aí é que está o problema: quanto mais você fala, maiores são as chances de que sua boca venha a colocá-lo em apuros!

No JÁ de Hoje iremos aprender o poder que as palavras tem, e a “administrar a sua boca”:

· Vivo Por Jesus 2:50

OraÇÃO INICIAL (0:02)

ANUNCIOS (0:05)

· Vigilia cancelada

· Palestra “Auto Estima e Depressão”, na Igreja de Campinas, no próximo sábado a partir das 15:00

· Domingos Especiais

· já dos Desafinados

· Concurso de Oratória

AS TRÊS PENEIRAS

Olavo foi transferido de projeto.

Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:

– Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele…

Nem chegou a terminar a frase, e o chefe apartou:

– Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

– Que peneiras, chefe?

– A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza que esse fato é absolutamente verdadeiro?

– Não, não tenho, não. Como posso saber? O que sei, foi o que me contaram. Mas eu acho que…

E novamente Olavo foi interrompido pelo chefe:

– Então a sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.

O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

– Claro que não!!! Deus me livre! – diz Olavo assustado.

– Então, continua o chefe, a sua história vazou a segunda peneira.

Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante?

– Não chefe. Pensando desta forma, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – fala Olavo, surpreendido.

– Pois é, Olavo! Já pensou como as pessoas seriam bem mais felizes se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo e continuou:

– Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras: VERDADE – BONDADE – NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:

PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS.

PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS.

PESSOAS MESQUINHAS FALAM SOBRE PESSOAS.

A LINGUA TAMBÉM NECESSITA DE CONVERSÃO (0:10)

O Senhor encara a fofoca, a murmuração e o uso da língua para destruir a sua obra de uma forma severa. Repare o que está escrito em Tito 3.10, 11: “Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma primeira e uma segunda vez. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada” (NVI).

Essas palavras proferidas por Deus são fortes! Ele não aceita esse tipo de atitude expresso através das nossas palavras. Disse que a pessoa que age assim está pecando, será maldita – palavra sinônima de condenada.

Precisamos entender definitivamente que palavras podem destruir quando usadas da forma errada, como está escrito em Provérbios 11.9: “O hipócrita com a boca destrói o seu próximo”.

O problema é que muitas pessoas se convertem, mas esquecem-se de converter a língua junto com elas. Então, continuam permitindo que as suas bocas sejam uma fonte de subversão e arraso, através de palavras falsas e maliciosas. Tiago falou sobre isso: “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim” (Tg 3.10). Isso não é o que Deus deseja para nós, e não devemos agir dessa maneira.

O fato mais consternador é que esse tipo de comportamento entristece profundamente o Espírito Santo em nós, como está escrito em Efésios 4.29, 30: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”.

Muitos consideram a fofoca como uma coisa inocente, e pensam que não faz mal a ninguém. Fuja desse engano. É extremamente perigoso pensar assim. Não existe fofoca inocente.

Outros a disfarçam como pedidos de oração. Encontram com alguém e dizem: “Ore por fulano, pois fiquei sabendo que…” Então, começam a falar da vida dos outros, mas com cara de santos. Quando falamos o que não devemos acabamos pecando: “Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio” (Pv 10.19).

Suas palavras de destruição podem atingi-lo

Somos os principais afetados por nossas palavras de destruição. Nossas palavras influenciam até a maneira de Deus nos julgar. Jesus estava tratando disso, quando falou: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mt 12.36, 37). Sabendo da tremenda influência que elas têm, deveríamos ter muita cautela em falar corretamente e jamais usarmos as nossas bocas para liberar a calamidade.

Concurso bíblico – QUEM SOU EU (0:15)

01- Eu pensei que ele ia sair da casa e me tocar e me curar, ao invés disso me mandou tomar banho num rio de águas lamacentas e nem veio me ver, e eu fiquei indignado. Depois notei que ele queria me curar da pior lepra que é o pecado do orgulho no coração e sai dali curado de todas enfermidades!

Resposta: Naamã o Sírio.

02- Com “boa intenção tentei segurar a arca do Senhor que estava caindo, porém não era a vontade do Senhor e acabei pagando caro por isso, quem sou eu?

03- Fui copeiro do rei e fui encarregado de reconstruir os muros de Jerusalém, quem sou?

Resposta: Neemias.

04 – Enquanto ouvia a pregação do apóstolo Paulo,dormi e caí da janela.

Resposta: Êutico.

05- Fui o mais forte dos homens mas fui derrotado por uma frágil mulher… Através de mim Deus mostrou que a Força não pode salvar…

E eu fui o mais sábio dos homens e fui derrotados em minha sabedoria por ter muitas mulheres… Através de mim o Plano da Redenção mostra que a sabedoria não pode salvar…. Quem fomos nós?

Resposta: Sansão e Salomão

06- Fui jogado num poça de lama e um etíope me tirou de lá. Ele jogou uma corda com uns trapos para eu colocar nas axilas para não me machucar. Como foi terrível ficar naquela lama, sem ter muita esperança de sair… Quem foi eu e quem foi o etíope que me salvou? Jeremias 38:12

Resposta: Jeremias e Ebede-Meleque, o etíope

07- Eu chorei, lamentei e p

erturbei tanto que ele teve que me contar seu segredo. Com este segredo eu ficaria rica além de evitar minha morte caso não colaborasse com os do meu povo. Nem tive dó dele quando o vi como um animal moendo trigo. Quem fui eu?

Resposta: Dalila.

08 – Antes dos “300 de Esparta” eu tive um exército de 300 valentes, divinamente escolhidos, e derrotei um BIG exército. Quem sou?

Resposta: Gideão.

09 – em meu reinado, a sombra de um relógio solar reclinou dez graus como sinal de um milagre que o Senhor estava para fazer, quem sou eu?

Resposta: Ezequias?

10 – Com o poder de Deus ele feriu com morte, 20 cidades… Para cumprir o voto q tinha feito com Senhor ele sacrificou a única filha….

Resposta: Jefté??

11 – Eu fiz a primeira viagem num submarino no mundo. Eu que queria fugir de minha missão fui levado a ela na marra e ali nas profundeza me convertir para cumprir a determinação de Deus de coração…

Só que a maior lição eu ainda estava por receber… Quem sou eu,

Resposta: Jonas

12 – Eu estava velhinho e me deram uma moça linda só para me aquecer!!!

Resposta: Davi mermão rsrs ja no fim de carreira rsrs

13 – Fui adotado ainda muito menino, por um Senhor, que não soube educar os seus próprios filhos.

Resposta: Samuel, que foi adotado pelo sacerdote Eli.

CONCLUSÃO – Administrando a boca (0:10)

PENSE ANTES DE FALAR – Pare e acione a engrenagem de sua mente, antes de abrir a sua boca. “O coração do sábio controla suas palavras e transforma esse homem num ótimo professor e conselheiro” “Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos”

FALE SEMPRE A VERDADE – Frequentemente retemos a verdade para evitar conflitos. Não desejamos “entornar o caldo”, mas ao final somente conseguiremos tornar as coisas ainda piores. A falta de sinceridade destrói relacionamentos! “Deixem de mentir uns aos outros. (…) Quando mentimos uns aos outros estamos fazendo mal a nós mesmos”. Um verdadeiro amigo usará de franqueza com você. “Afinal, as pessoas apreciam mais a franqueza do que a bajulação”.

FALE A VERDADE COM AMOR – Este é o ponto de filtragem nº 2.
Nunca empunhe a verdade como um bastão para nocautear alguém.
“Certas pessoas têm a língua afiada como uma espada, pronta para destruir outros, mas as palavras do homem sábio ajudam a estabelecer amor e paz”. “Uma palavra amiga de ânimo e simpatia renova as forças”.

Peça a Deus que o auxilie na administração da sua boca – “Deus, controla a minha boca, e não me deixes falar o que não devo.”

Passos para viver o poder da língua

1. Quebre toda palavra de morte que já saiu da sua boca. Peça ajuda ao Espírito Santo para lembrá-lo das declarações do passado e, a partir de agora, faça declarações de vida e bênção,

2. Peça perdão a Deus por ter entristecido o Espírito Santo ao usar abusivamente o nome do Senhor. Faça um compromisso sério de nunca mais usar o nome dele em vão. Peça a Deus um renovo de reverência no seu coração para com o Santo Nome de Deus.

3. Comece a falar palavras inspiradas nas promessas da Palavra de Deus, liberando o poder sobrenatural do Espírito Santo. Aproveite o canal de bênçãos que o Senhor quer dar a você.

4. Mude a forma de falar sobre o dinheiro – e suas necessidades financeiras – para ficar em conformidade com o que a Bíblia ensina.

5. Quebre o espírito de fofoca e murmuração na sua vida.

6. Peça perdão pelas vezes que você já destruiu com as suas palavras. Primeiro a Deus e, em segundo lugar, às pessoas que você atingiu. Revogue toda palavra de destruição que já saiu da sua boca.

7. Use a sua língua para ministrar vida a si mesmo e aos que estão à sua volta. Faça declarações de vida e não de morte.

Hino Final (0:03) – Ninguém perdoa assim

Oração Final (0:02)

 

Paulo Geovane Costa Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *