O poder das palavras

Introdução

Gênesis 1:3: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”.

Através do pronunciar de Deus as coisas existentes passaram a existir.

Há muito mais virtudes do que se possa imaginar contido em cada palavra que pronunciamos.

Embora humanos, por termos sidos criados à imagem e semelhança de Deus, trazemos ainda vestígios de atributos divinos.

 

Criar com as palavras é um atributo altamente divino que nós humanos podemos também fazer uso.

Há muito poder contido nas palavras.

Um Arsenal de Fogo

Ler Tiago 3:2-12

Aqui podemos ver um contraste, onde a língua, órgão responsável pelas palavras, pode ter um papel de grande destruidora…

Em Mateus 21:18-22, vemos que ao Jesus ter fome e vendo uma figueira, o mesmo procurou frutos para se alimentar. Não os encontrando, amaldiçoou a figueira e a mesmo secou instantaneamente. Jesus ainda disse aos discípulos que os mesmos poderiam fazer as mesmas coisas.

Nossas palavras se não forem bem dirigidas e ditas podem trazer destruição e ruínas.

Jesus, ao ser indagado pelos fariseus pelo não uso da lavagem das mãos antes das refeições [atitude dos discípulos], o mesmo chama a multidão e diz: “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto sim, o contamina”. Mateus 15:11.

Contaminações

Já pudemos, em nossas vidas, presenciar muitas tragédias e desentendimentos devidos palavras inoportunas. São tristes experiências que marcam-nos para sempre.

São como feridas, que por mais cicatrizadas que possam estar sempre nos doerá ao lembrarmos.

O fuxico

Quantos de nós não conhecemos alguém – ou até nós mesmos – que já foi vítima do tão desagradável fuxico… E que com tamanha dificuldade contornou a situação – se é que contornou!

Ler Levítico 19:16

O “uxiquento” atenta contra a vida do próximo. Dar ouvidos também é um grande fiasco.

Provérbios 16:28 nos diz: “O homem perverso espalha contenda e o difamador separa os maiores amigos”.

Mentiras

A revista Veja, de 02/10/2002, diz que ouvimos, em média, 200 mentiras por dia. E dá uma conotação agradável à mentira, considerando-a como “apaziguadora social”. Acrescenta ainda a reportagem que “a vida sem a mentira não teria a menor graça – seria um caos”.

Ler Mateus 5:37 – “Seja porém a tua palavra: sim, sim, não, não…”

O cristão deve falar apenas o que for verdadeiro. Fora disso estamos refletindo o caráter de Satanás que é o pai da mentira.

Respostas

Ler Provérbios 15:1

Ilustração

Certo homem telefonou para um hotel e perguntou: “Qual o preço de uma pousada em seu chiqueirinho?” A resposta veio na mesma moeda: “Vinte reais cada suíno, e dez reais por cada porco adicional. Afinal, quantos porcos vocês são?”

O Evangelho não nos prescreve respostas duras ou insensatas. Devemos fazer limonadas com os limões que são atirados em nós.

Devemos dar ao mundo uma resposta branda, uma palavra açucarada.

Ellen White, no livro ” Ciência do Bom Viver”, página 486, nos aconselha: “Se vos forem dirigidas palavras impacientes, nunca respondais no mesmo tom”.

Tom de voz inadequado e altivo

Um médico recentemente, como muitos outros, perdeu a vida num sinal de trânsito, com uma bala na cabeça, por alterar a voz numa discussão.

No mundo de hoje, devemos saber dosar nossas palavras.

Colossenses 4:6 nos diz: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.

Piadas…

Nossa conversação revela quem somos. Milhões de pessoas esperam ouvir de nós palavras que possam trazer esperança, conforto, e não baixarias, imoralidades e perversões…

Palavras inconvenientes

Devemos saber o momento exato de falar certas coisas. Isto exige um claro discernimento e espírito de entrega, o que certamente nos trará sabedoria.

Provérbios 25:11 diz: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita em seu tempo”.

Realmente, é um grande tesouro que possuímos se temos tido a sabedoria de falar as coisas em seu momento certo.

Difamações

Provérbios 26:20 diz: “Sem lenha o fogo se apaga e, não havendo maldizente, cessa a contenda”.

É bem mais fácil se precaver de um incêndio do que provoca-lo e depois tentar apaga-lo.

Ironias

Não se espera ouvir dos lábios de um mensageiro do Senhor aquilo que possa irritar o nosso semelhante. A ironia revela o veneno que há em nosso íntimo. E não se pode ter vida plena num ser envenenado por natureza.

Questionamentos

Existem ainda aquelas pessoas que só sabem questionar. Questionam o vestuário, o alimento, a família, a igreja e até elas mesmas. Devemos sempre ser agradecidos pela proporção de bênçãos que nos foi concedida. Pois Deus sabe a medida suficiente para a manutenção de nossa vida e constituição de nosso caráter – um caráter para a eternidade.

Músicas

Já notaram que com facilidade decoramos as letras das músicas que bombardeiam o nosso cotidiano. Basta ouvir uma vez e já arriscamos um acorde. Mas que tamanha é a dificuldade para decorarmos as letras dos hinos de louvor a nosso Deus! O nosso cantar, por mais simples e inocente que seja, revela nosso interior e influencia os que estão ao nosso redor.

Palavras opacas

O cristão deve ser claro em seu falar, sem usar o artifício de falar algo querendo dizer outra coisa. O cristão deve valer-se de suas palavras para dizer aquilo é necessário, importante e edificador. Isto se aplica muito bem ao uso de nossas palavras na igreja e em nossos cultos.

Ver Efésios 4:29

Falsidades

Provérbios 4:24 diz: “Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios”.

Não adianta dizer palavras macias, enquanto o coração está cheio de guerra.

Braços Cruzados e Língua Solta (críticas)

O mundo está de braços cruzados e língua solta.

Devemos ser exceção. Isaías 50:4 nos diz: “O Senhor me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado”.

Foi assim nos dias de Noé – alguns trabalhavam, mas muitos com a língua solta criticavam.

Enquanto Neemias e seus companheiros reconstruíam os muros de Jerusalém, Sambalá, Tobias e Gesém, movidos pelo inimigo procuravam atrapalhar esta obra.

Enquanto Jesus curava, perdoava, confortava, criava oásis de esperança, os fariseus procuravam enquadrar Jesus nalguma falta.

Enquanto muitos anunciam o advento de Jesus, muitos criticam os que trabalham para abreviar esta volta.

Os verdadeiros filhos de Deus não ficam criticando os que trabalham, pelo contrário, vão ao campo e com a língua de eruditos dizem uma “boa palavra ao cansado”.

Saibam irmãos, os que ficam na arquibancada criticando não terão a alegria da vitória.

Silêncio

Existe ainda aquele momento que, se não há nada importante para se dizer, siga o conselho de Jeremias, em Lamentações 3:26 “Bom é aguardar a salvação no Senhor, e isso em silêncio”.

Tiago 3:2-12

Vs. 2 – quem não erra nas palavras é pessoa perfeita. Perfeição *

Vs. 3 e 4 – cavalos e navio, metáforas que ilustram como são dominados por pequena coisa. Domínio de todo corpo consiste na língua.

Vs. – 5 e 6 – a língua é fogo, uma fagulha devasta uma grande selva, assim a língua devasta a carreira da existência humana. O poder de destruição da auto-estima do ser humano. Ex: “você é um burro!” / não vai dar em nada… **

Vs. 7 e 8 – o homem consegue domar todas as espéc

ies, menos a sua língua que é carregada de veneno mortífero. Indomável e Mortífera

Vs. 9 e 10 – dela sai bênção e maldição. Contradizente ***

Vs. 11 e 12 – questionamentos

Apelo

Deus tem um plano especial para a sua vida. Deus é tão maravilhoso que reparte contigo o atributo de poder criar…

Crie nas pessoas a esperança que já não mais existe… O ânimo que já tem sido sufocado pelas dificuldades…

Cante um hino ao invés de propagar ilusões…

Dê palavras de conforto. Lembre-se que foram as palavras de Pedro com o poder divino que ressuscitaram a Tabita. Tanto são os que já mortos espiritualmente estão ao nosso redor…

Isaías em seu chamamento se sentiu indigno porque era homem de lábios impuros. Mas a brasa do altar do Senhor tocou os seus lábios e os purificaram. Esta mesma brasa está aqui, neste lugar, para lhe purificar também de toda espécie de impureza.

Mas para mudarmos as nossas palavras, primeiro é necessário mudarmos o coração, pois a boca diz aquilo que no coração está cheio. Mateus 12:34

Que as suas palavras, ao invés de serem somente de lamentações, possam ser como as de Jó que, mesmo em meio à adversidade, pronunciou: “Eu sei que o meu Redentor vive…” Jó 19:25.

Concluo com uma esperança para aqueles que hoje aceitam esta purificação de coração e lábios… Uma profecia dada pelo profeta Sofonias que disse:

“Os restantes de Israel não cometerão iniqüidade, nem proferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa”.Sofonias 3:13

Os remanescentes do povo de Deus terão por qualidade um falar puro e verdadeiro.

MAS, PORQUÊ AS PALAVRAS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA NOSSA VIDA?

Mateus 12:37 diz: “Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas suas palavras serás condenado”.

* Certa vez um membro procurou o pastor e pediu que o mesmo orasse por seu problema de adultério. Ambos ajoelharam-se e na oração o pastor pediu a Deus que controlasse a sua língua. Ao término da oração o membro indagou quanto ao problema – era adultério e não a sua língua. Então o pastor lhe expôs que aquele que consegue dominar a sua língua pode dominar-se de quaisquer outras tentações…

**Se Jó tivesse dado ouvido as palavras de sua mulher, amaldiçoando a Deus, certamente não teríamos aprendido este grande ensinamento. Quantos hoje, ainda jovens, ao escolherem uma profissão, ou tentarem fazer algo são taxados de “burro” e são desmotivados pelas palavras que ouvem…

*** Há muitas pessoas que reclamam: “dói aqui, dói acolá!” De tanto se queixarem, tornam-se doentes e por suas próprias palavras. Devemos reconhecer a grandeza de Deus e louva-lo por suas bênçãos, pelos alimentos e por sua benevolência e misericórdia.

Autor: Maurício Barbosa Reis – Pedras de Maria da Cruz-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *