Por Richard OFfill Associação da Flórida, em Orlando, EUA
Objetivos do Programa: Apresentar aos jovens, o que é a oração e o processo para alcançar a Deus.
Planos para o Programa: Como ilustração, você poderá trazer para o programa JÁ um disco rígido, a memória para o computador e o manual operacional do programa.
17h00min – ABERTURA
17h01min – INTRODUÇÃO
Se houve ocasião quando a oração está em alta, este tempo é agora. Subitamente parece que todos estão orando. E pode acreditar, muitos estão dizendo que deus está atendendo a suas orações! Isso deveria ser motivo de regozijo, mas algumas das orações parecem estar totalmente fora de lugar.
Ao ensinarmos as crianças e os jovens a orar, muitas vezes salientamos-lhes que devem orar com os olhos fechados. Creio que chegamos a um ponto no sentido espiritual que devemos orar com os olhos abertos.
Jesus nos advertiu que nos últimos dias haveria enganos elaborados com tanta astúcias que se possível enganariam os próprios escolhidos. (Mateus 24:24).
A Oração pode ser a ultima fronteira na qual o inimigo busca se infiltrar para perverter. Além do mais, a oração é nossa ligação com Deus. Pode-se até mesmo dizer que a oração é o cordão umbilical que nos une a Deus. Isso porque a oração é o abrir do coração a Deus. A oração não tem por propósito tentar persuadir a Deus a abrir as portas do céu, antes é a forma pela qual abrimos nosso coração a Ele. Deus pode entrar em nossa mente quando lemos Sua palavra, porém é apenas quando nos abrirmos a Ele pela oração que Ele pode entrar em nosso coração.
17h05min – Momentos de Louvor
15 – Encontros
18 – Senhor Somos a Tua Voz
02 – Paz no Viver
17h20min – ORAÇÃO INICIAL
17h22min – NOTIJOVEM
Passeio no CRA
Congresso Jovem do Distrito do Coimbra
Culto de Ação de graças – inauguração da Igreja sede
17h30min – Desenvolvimento
O processo da oração pode ser comparado ao de um computador. Quando alguém digita algo no processador de texto isso fica armazenado na memória RAM. Ao concluir, se o programa for fechado sem a função salvar ser adicionada, todo o trabalho será perdido. Da mesma maneira, quando lemos a Escritura ela fica em nossa mente (RAM), mas quando oramos a Deus a respeito do que lemos. Isso fica gravado como o documento no processador de texto. E assim, da mesma forma que não podemos entender completamente, a palavra de deus, fica de fato gravado no nosso coração (disco rígido) quando abrimos nosso coração durante a oração.
Deus está ansioso para ter acesso a nosso coração, mas, ansioso também, está o inimigo.
Visto que o maligno sabe que estamos ansiosos por ver nossas orações atendidas, ele emprega sua melhor estratégia para dizer sim ás nossas orações, quando Deus de Sua parte, diria não
O simples fato de a oração haver siso atendida não significa, necessariamente, que foi, que foi Deus que a respondeu. Muitos, naquele dia hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartem-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. (Mateus 7: 22-23).
Esse texto nos leva a pensar profundamente, porque nos está dizendo que haverá muitas respostas a orações que incluem a operação de milagres e contudo Jesus nos diz que nada teve a ver com eles.
Em vista disso, você pode dizer: Se é assim, então é melhor eu não orar.
Não, essa não é a opção porque a oração é como a respiração. Oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligenciai o exercício da oração, ou a ela vos dediqueis de quando em quando, com intermitências, segundo pareça conveniente e perdereis vossa firmezas com Deus. As faculdades espirituais perdem sua vitalidade, a experiência religiosa carece de saúde e vigor. (Obreiros evangélicos, págs. 254-255).
17h40min ATIVIDADE PRÁTICA – ENSINANDO UMA ORAÇÃO DIFERENTE
Escrevendo uma oração em forma de Carta
Uma das maneiras mais eficazes de ajudar os jovens a descobrirem como falar com Deus é pedir-lhes para escrever uma oração em forma de carta.
1. Entregue-lhes uma folha de papel com os dizeres: “Querido Deus”, impresso no início da página e peça-lhes para completa-la. Evite clichês como: “Como você está hoje?” “Estou bem”.
2. Peça-lhes para escreverem a respeito de seus sentimentos e experiências, e também a respeito de seus pontos de vistas e idéias.
3. Anime-os a se abrirem honestamente com Deus. Você pode ilustrar a ler a cara de Davi a Deus, como nos Salmos 13, 22, 42, ou outros. É bom ter a certeza de que você é convidado à presença de Deus para falar de seus sentimentos e saber que Ele o aceita apesar de seus sentimentos.
4. Uma dimensão emocionante a carta de oração é ler as respostas de Deus. Os jovens ficarão surpresos ao descobrirem o quanto a Bíblia se torna pessoal ao se depararem com versos e capítulos que respondem diretamente questões e preocupações.
Vivemos nos últimos dias. O inimigo está tentando romper ou impedir nosso compromisso com Cristo e fará tudo o que estiver ao seu alcance para que isso ocorra. Porém não necessitamos temer. Podemos manter o inimigo fora de nossas orações se antes de orarmos, durante a oração e após efetuá-la abrirmos a Palavra de Deus e buscarmos conhecer qual é a vontade dEle para nós. Além do mas, a oração não é algo que fazemos para persuadir a Deus de cumprir nossa vontade, antes, o propósito da oração é descobrir a vontade de Deus para nossa vida e então rogar-Lhe forças para cumpri-la.
18:00 – CONCURSO BÍBLICO
01. Quem profetizou que a luz da lua seria tão brilhante quanto a do sol ? – Isaias 30:26
Resposta: ISAIAS
02. Quem queimou uma víbora viva ? – Atos 28:3,5
Resposta: PAULO
03. Qual o pai de dois filhos que foi também o seu avô ? – Gênesis 19:36-38
Resposta: LÓ
04. Quem descobriu fontes termais no deserto ? – Gênesis 36:24
Resposta: Aná filho de Zibeão
05. Onde há pena de morte prescrita para um animal ? – Êxodo 21:28
Resposta: para o boi se este chifrar, alguém e esta pessoa morrer
06. Onde quando os crocodilos espirram, saem o que de acordo com o livro de jó ? – Jó 41:18
Resposta: faiscas
07. Qual a única referência da bíblia a anões ? – Levítico 21:20
Resposta:
08. Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos ? II Reis 20-1,2,3,4,5,6.
Resposta: Rei Ezequias
18h15min – II PARTE
Naturalmente, há muitas petições que queremos ver atendidas em nossa vida. Entretanto, devido a nossa natureza pecaminosa, muitas vezes pedimos algo motivados pelo egoísmo. Se Deus respondesse a essa oração iria encorajar ainda mais esse traço errado do caráter.
O inimigo deseja que permaneçamos assim e por isso irá encorajar-nos a pedir a deus aquilo que até mesmo parece ser o correto, mas que ele sabe estarmos pedindo por motivos errados.
Devemos manter nossos olhos abertos à realidade de que nos últimos dias haverá todo tipo de fatos que permanecerão reais mas que são ilusões e enganos. Nossa única segurança em cada aspecto da vida, mas especialmente em nossa vida de oração, é que podemos descobrir a vontade de Deus. Precisamos apenas orar.
Quando construímos uma casa é necessário obter permissão para edif
icá-la, o que significa que a construção será feita de acordo com as normas da construção civil; assim também nas orações devemos assegurar-nos de que nossas petições estejam em conformidade com as normas celestiais. Ao assim, procedermos, não será necessário nos preocuparmos se a resposta proceder do maligno.
Como líderes, não apenas devemos ensinar os jovens a orar, mas nós mesmos devemos ser homens e mulheres de oração. Não devemos ver a oração como um dispositivo ou algo que faz com que Deus nos atenda; antes devemos ver a oração, (depois de termos checado nossos desejos com a palavra de deus), como algo que fazemos para descobrir Sua vontade para nossa vida. Então, mediante o Espírito Santo, Sua vontade será escrita no disco rígido, que é nosso coração.
18h18min – TESTEMUNHO
Espaço para testemunhos, de respostas às orações, sejam elas as que aguardávamos, ou as que estavam no plano de Deus e não no nosso.
18h25min – MUSICA FINAL (05- permaneça em mim)
18h30min – ORAÇÃO FINAL
Aplicações Práticas:
1. Peça aos jovens para prepararem um alista com os motivos pelos quais estão orando em sua vida pessoal. Busquem textos na escritura que confirmem que essa é a vontade de Deus para sua vida. (Note: um texto não é suficiente. Aqueles que empregam um texto para isso e outro para aquilo podem fazer com que a bíblia diga algo que esteja em harmonia com a sua própria vontade.).
2. Peça para prepararem uma lista com as orações em prol de outras pessoas. Devem também encontrar textos que confirmem que o que está sendo pedido é o que Deus deseja fazer na vida dessas pessoas. A vida pessoal é consistente com o que estão pedindo para Deus realizar na vida dos outros?
3. Peça para, a cada semana, escreverem uma oração que represente algo que eles desejem que Deus faça em prol de sua vida pessoal. Aqueles que assim o desejarem poderão expressar o resultado dessa oração.
Extraído de YOUTH MINISTRY ACCENT, primeiro trimestre de 2002, págs. 8-9.)
Colaborador: Paulo Geovane |
Deixe um comentário