Palavras de Paz |
Objetivos do Programa
Mostrar como as atitudes de paz desviam qualquer ira.
Pensamento
“Respostas brandas desviam o furor
Levam à paz que vem do Senhor”.
Ilustração
Tudo indicava que o dia seria um desastre, mesmo sendo “o dia do Senhor”. Para começar, Joana e Jurandir haviam voltado na noite anterior do retiro dos adolescentes. O retiro tinha sido ótimo, mas em casa ficou óbvio que eles não haviam dormido o suficiente e não estavam a fim de muito papo com os pais.
Para complicar, acordaram tarde e chegariam atrasados para o culto. Fórmula perfeita para a Terceira Guerra Mundial…
Até que Joana saiu do seu quarto, abraçou os pais, começou a pôr o desjejum na mesa e chamou o irmão para dizer que ele podia usar o banheiro por quanto tempo precisasse.
Ninguém estava acreditando. Mas a atitude de Joana provocou uma bonança que durou o resto do dia.
Desenvolvimento
A diferença entre palavras duras e palavras doces fica mais evidente no contexto do lar. Provérbios descreve os resultados de cada atitude no falar:
“Uma palavra amiga e delicada acalma os nervos mas quem responde com raiva provoca brigas e confusão.”
“O coração de quem vive planejando maldades está cheio de engano e falsidade mas quem usa suas palavras para criar a paz tem o coração cheio de alegria”. (Provérbios 15:1 e 12:20).
Debate em grupo
Divida todas as pessoas presentes em vários grupos e peça que elas discutam as seguintes questões e anotem a resposta. Uma pessoa deve apresentar a opinião do grupo depois.
– Leia a história de Davi, Nabal e Abigail e I Samuel 25. Como as palavras duras de Nabal provocaram a ira? Como a resposta branda de Abigail promoveu a paz?
– Leia Efésios 2:14-18. Como Jesus pregou a paz?
– Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9). Por que você acha que o pacificador será chamado “filho de Deus”?
Pense bem
Será que a “resposta branda” traria mas paz ao seu lar? Como você poderia “amolecer” as respostas que dirige a outros membros de sua família para eliminar brigas desnecessárias?
Conclusão
Que a minha e a sua oração seja: “Pai, perdoa-me pelas palavras duras que tenho usado, especialmente na minha família. Ensina-me a promover a paz pela maneira como respondo aos outros. Amém”.
“Uma resposta branda e delicada acalma os nervos mas quem responde com raiva provoca brigas e confusão” (Provérbios 15:1).
Colaborador: Ação Jovem 3º trim. 2003 – DSA |
Deixe um comentário