Pare! Não diga isso.

Planos para o programa:

O ideal é que os oradores sejam jovens.
Para o momento de louvor prepare pessoas para que dominem bem os hinos e envolvam a igreja nos cânticos.
Ensaie a encenação e a conclusão.
Prepare um cartaz com o título e que esteja colado desde a manhã (foi um dos pontos que chamou a atenção da igreja)

Momentos de louvor:CD Jovem 2008

Boas-vindas: 2 jovens bem animados

Hino CD JOVEM: Tua Palavra

Oração:

Encenação
Jovem 1: Sabe da última?
A Bete tá de rolo com aquele cara novo, o Luís.
Andaram falando que é um mau elemento e já foi até preso, parece que ele mexe com drogas.

Jovem 2: Não acredito! Ele parecia tão legal.
É, mas as aparências enganam.
Bem, na verdade, a vida da Bete sempre foi meio bagunçada, você sabe, os pais separados e tudo mais. Olha eu ouvi dizer que o pai dela…

(Orador entra logo em seguida e fala o seguinte texto)

E por aí vai, muitas pessoas inocentes caem na rede da fofoca e sua reputação acaba se arruinando por histórias que não tem base na verdade. Parece até uma diversão inocente, um jeito de matar o tempo, mas as conseqüências podem ser de longo alcance, afetando muitas vidas durante anos e anos.
Palavras são muito poderosas. Elas constroem ou destroem. Mesmo assim, nós as usamos sem o mínimo de cuidado.
A bíblia diz que “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34). Controlar a linguagem, domar a língua é um dos mais importantes desafios que o cristão enfrenta. As palavras são ferramentas, e dependendo de como as usamos poderemos ter resultados bons ou maus.
Então, quais são os segredos da boa comunicação? Como podemos melhorar o contato com as pessoas que encontramos a cada dia, na escola, no trabalho ou em casa? Como podemos vencer o hábito de mentir, fofocar ou dizer palavras que ofendem? Fique ligado no Culto Jovem e tenha as repostas para essas perguntas, e teremos mais: concursos, brindes, músicas…

Concurso Bíblico da Semana

Orador 1
Vencer o hábito de mentir, fofocar ou dizer palavras ofensivas, não é muito fácil. Afinal, em Tiago 3:8 lemos: “nenhum ser humano pode domar a língua”. Mas existe uma solução, e é por esta razão que a Palavra se fez carne. É somente pela fé no poder vencedor que Jesus provê, através do seu Espírito, que podemos “domar nossa língua”. Porque a bíblia promete: “Porque eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a ajuda de Cristo, que me dá a força e o poder.” Jesus pode nos dá a vitória sobre o hábito de mentir, fofocar e xingar; alem disso, ajuda-nos a desenvolver as habilidades de uma boa comunicação. Mas devemos pedir, porque Ele promete: “Peçam e vocês receberão aquilo que pedirem. Procurem e vocês acharão, batam e a porta se abrirá” (Mateus 7:7).

Testemunho: Nesse momento alguém pode contar as bênçãos recebidas depois que decidiu mudar sua atitude quanto à má comunicação (fofocas, palavras rudes…). Em seguida fazer um apelo e uma oração.

Orador 2
O próximo passo para se tornar um bom comunicador nada tem a ver com saber conversar. Na verdade, os melhores comunicadores conversam muito pouco; ao invés de falar, ouvem. Mas eles não só ouvem o que está sendo dito…eles escutam, são “ouvintes ativos”.
Para ouvir bem você precisa ter um bom contato visual. Um bom ouvinte olha diretamente nos olhos da pessoa que fala e, quando possível, mantém o contato visual. Nossa tendência natural é olhar par qualquer outro lugar, acima dos ombros de quem fala ou ficar observando seus lábios se moverem. Manter o contato visual ajuda não só a prestar atenção ao que está sendo dito, como também lhe dá algumas pistas não-verbais sobre o que a pessoa está tentado lhe dizer.
Os olhos do seu interlocutor não se fixam em nenhum ponto da sala? Talvez esteja nervoso. Ele recusa o contato visual com você? Talvez não esteja sendo totalmente sincero, ou quem sabe seja uma pessoa muito tímida. Não se apresse em tirar conclusões antes de ter certeza dos fatos.

Dica de Saúde: Quase sempre utilizo a Revista Vida e Saúde como fonte para esse momento do Culto Jovem

Orador 3
Além de ouvir, outra chave para a boa comunicação é a concentração. Não perita que sua mente vagueie enquanto alguém está conversando com você. Não é possível assistir TV e ao mesmo tempo bater papo com alguém. A TV vai ganhar sempre. A regra de ouro: “Trate os outros com quer que os outros tratem você” (Lucas 6:36) aplica-se tanto às habilidades de comunicação como às outras áreas da vida. Ouça as pessoas como gostaria que elas o ouvissem. Não se preocupe com o que vai falar, pode ser que, às vezes, não haja oportunidade de dizer nada porque a outra pessoa fala demais. E lembre-se do velho ditado: “É melhor ficar calado e ser considerado um tolo do que abrir a boca e provar que é mesmo”.

Concurso bíblico: use sua criatividade

Orador 4
Lembre-se de que a regra de ouro aplica-se tanto ao falar quanto ao ouvir. Dirija-se à outra pessoa com respeito e cortesia, não importa quem seja. Fale com clareza e em tom audível para ser bem compreendido.
Finalmente, seja verdadeiro e preciso. Pense com cuidado no que vai dizer antes de abrir a boca. Evite exageros ou meias verdades, o que nada mais é do que a velha mentira. Jesus disse: “Seja porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5:37)

Conclusão
Jovem 1: Pare! Não diga isso. Pense antes de falar. Não seja flagrado como essas pessoas que pensam que ninguém está ouvindo o que estão falando. As palavras também machucam.

Jovem 2: Comunicar-se é algo fundamental para qualquer jovem. Agora, você deve entender que outras pessoas são, de uma forma ou de outra, alvos da sua comunicação.

Jovem 3: Portanto, cuidado ao falar sobre os outros, pois você pode estar criando situações difíceis de serem superadas. Nunca subestime o poder das palavras e entenda que se Deus dirigir sua vida, elas serão sempre cheias de amor.

Jovem 4: “A morte e a vida estão no poder da língua, que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18:21). Decida hoje desenvolver suas habilidades comunicativas para evitar conversas nocivas ou mentiras, mexericos e palavras ofensivas.

Jovem 5: E, acima de tudo, “tranquilamente se entregue aos cuidados de Cristo, seu Senhor. E, se alguém perguntar por que você crê assim, esteja preparado para contar-lhe e faça isso de uma maneira amável e respeitosa” (I Pedro 3 3:15). A língua é uma espada de dois gumes. Use-a com sabedoria.

Adaptado por Diana Moraes de Série Estilo de Vida Jovem cap. Fofocas, mentiras, palavras ofensivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *