Dica:
Para fazer este JA ficar melhor ainda, pra quem quiser pegar esta idéia, convide jovens que se afastaram da igreja, amigos que desistiram de frequentá-la ou pessoas que conheçam que já andaram por maus caminhos, mas que querem sair.
peça a toda a igreja que convide pessoas assim. Por que este JA foi feito para todos nós, mas principalmente para pessoas assim que como o filho pródigo, precisam saber que Deus está de braços abertos ainda para as receber!!
Objetivo: Mostrar que, independente de suas falhas e pecados Deus te ama, e que não importa quão longe você esteja, o que fez, ou o que está fazendo; Ele está
disposto a perdoar seus pecados, lhe dar uma nova vida, e a vida eterna.
COLAR NA FRENTE DA IGREJA UM CARTAZ/PLACA ESCRITO: “Igreja Adventista do Sétimo Dia”
* (Antes, dirigir os cânticos com a igreja, de maneira bem animada, comentando com os membros o que diz de mais bonito em cada hino que será cantado do Novo CD Jovem desse ano: “Fiel a toda prova”; fazendo a igreja prestar atenção e meditar no que estão cantando.
– 1 hino sentados e 2 hinos com os membros em pé).
* Oração Inicial de joelhos.
* Não faremos
“Teste Bíblico” nesse primeiro programa. Falaremos dos
planos e projetos do Departamento para esse ano e dos próximos programas; assuntos, palestras, passeios. * Apresentar à igreja a equipe JA.
* 2 mensagens
musicais seguidas. Pedir aos cantores que leiam algum texto bíblico antes de cada música, e dizer por que gosta dela, ou o que ela diz de mais importante.
(de maneira breve). – (pode ser a mesma pessoa ou outra – aqui, faço uma escala bimestral, e, para cada sábado, deixo uma pessoa responsável por duas mensagens musicais. Dependendo do Programa, poderá cantar uma no final).
Momento especial de oração. (a cada sábado, por um motivo em especial). A oração poderá ser feita pelo próprio diretor JA, ancião, pastor ou membro presente. (Até que a oração se inicie, coloque uma música instrumental bem bonita, bem calma para tocar. A música, com o passar dos programas, marcará esse momento). Hoje: “Pela transformação de nosso coração” – Convidar aqueles que desejam vir à frente da igreja para orar. Antes da oração, ler Salmos 51:1 a 17.
– Ajoelhar.
PELA PORTA DOS FUNDOS, SAEM DUAS PESSOAS CONVERSANDO, UMA DELAS, COM SEMBLANTE TRISTE. PARAM NA FRENTE DA IGREJA. – se a igreja for grande, falar com microfone. AS DUAS ESTÃO COM A BÍBLIA NA MÃO. (acabaram de sair do culto):
#diálogo entre Charles e Gustavo. Charles começa: – E aí, Gustavo? Como foi a semana? Puxa que sermão inspirador, não é mesmo?
– Minha semana foi péssima, Charles. Não está fácil agüentar as coisas em casa. Minha mãe fica mandando eu
“largar mão dessa besteira de igreja”, minha irmã tira “sarro” de mim a todo instante; meu pai é o único que não fala nada, afinal, ele só tem tempo para o trabalho, o bar e a televisão… É ruim chegar em casa e não ter com quem conversar…
– Puxa, Gustavo, imagino que não seja fácil mesmo. Mas seja forte e determinado. Deus já está lhe dando força para enfrentar essa situação e lembre-se que Ele tem poder para transformar todas as coisas, então, ore e acredite.
– Mas isso me deixa muito triste, Charles… me sinto só, sem amigos….
– Sem amigos, “Gustavão”?
E eu? Humm… vou começar a ir mais na sua casa e vamos sair juntos mais vezes,ok? E também vamos ensaiar um hino para cantarmos no JA. O que acha? – (sorrindo) É, eu acho que seria legal…
– Muito bem. Agora abra a sua Bíblia em
João, capítulo 15 e leia o que está escrito nos versículos 13,14 e 15.
– (Gustavo abre a Bíblia e lê para a igreja escutar) Ele me chama de “amigo”…
– Você quer privilégio maior do que este? Ter o próprio Jesus como seu amigo?
Melhor amigo? E antes de irmos embora, abra agora em II Timóteo, capítulo 1, leia os versículos 7 e 12. – (Gustavo lê, da mesma forma). Puxa, Charles, acho que não tenho mesmo o que temer, não é? Que bonito. Estou com o coração
confortado… Como posso pensar em desistir depois de tudo o que Ele fez e ainda faz por mim? Não dá pra entender como Jesus me ama assim…
– É isso aí,amigão! Segue em frente nessa luta “como bom soldado de Cristo” que “a sua coroa já está guardada”… (baseado em II Timóteo 2:3 e 4:8)
ENQUANTO SAEM, SOLTAMOS UM FUNDO MUSICAL INSTRUMENTAL EM VOLUME BAIXO, ENQUANTO UM HOMEM, EM OCULTO, LÊ – ( se possível, do fundo da igreja, em um microfone sem
fio)
– usarei o play-back da Alessandra Samadello – CD: “Semente” – faixa 10 – (é só piano) “Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de maneira
que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que essa viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não me esquecerei de ti; nas palmas das Minhas mãos te gravei…”
– (Isaías 49:15,16) A MÚSICA VAI “SUMINDO” DEVAGAR. OUTRAS DUAS PESSOAS ENTRAM: # (diálogo entre Juliana e Renata). Renata começa:
– Olá, Juliana! Tudo bem? Que bom vê-la aqui! Senti sua falta esses dias…
– É, Renata você deve estar sabendo, né?… – Que você está trabalhando aos sábados?… sim, fiquei sabendo… Mas o que está acontecendo agora, e como você está, amiga?
– Muito mal, Rê. Você não imagina como foi difícil pra mim entrar nessa igreja, encarar os irmãos, sentar naquele banco. Sinto-me pequena e fraca diante de Deus, e com vergonha diante de todos…
– Imagino sua dor, Ju. Você sempre foi tão ativa na igreja e tão talentosa… Mas, o que pretende fazer?
– As coisas ficaram tão complicadas em casa. A pressão no trabalho, enfim, comecei a trabalhar no sábado… Estou me sentido horrível…
– O Espírito Santo ainda está trabalhando em seu coração, a fim de que você volte a confiar totalmente em Deus. O que você pensa? O que pretende fazer?
– Olha, Renata, eu falei para o meu gerente que não vou mais trabalhar aos sábados, e por isso estou aqui hoje.
Ele disse que vai conversar comigo na segunda-feira. Creio que vai me mandar embora da empresa. Mas eu não posso, não quero mais transgredir a Lei do Senhor.
Isso está “acabando” comigo e dentro de mim, sinto um vazio enorme… Descobri que, apesar das dificuldades, eu posso
ser feliz, mas só se estiver na igreja, servindo ao meu Deus, fazendo o que gosto… – Louvado seja Deus pela sua decisão, Ju! Isso mesmo! “Deus vai abrir as janelas do Céu e derramar sobre você bênçãos sem medida”, você vai ver. Seja iel, ore e lute. – É, eu quero começar esse ano ao lado de Cristo, e, ainda que eu esteja um pouco fraca, vou me entregar à Ele por completo, afinal, Ele diz que completará a obra, não é mesmo? – Sim, Ju. E olha só o que Deus te fala em Isaías 43: 1 e 2: Renata lê)
– Que promessa maravilhosa… Sei que, se eu estiver ao lado do Senhor, Ele vai me proteger e cuidar de todas as minhas necessidades. Mas, e quanto aos irmãos da igreja? Não sei se vou agüentar aquele falatório por causa dos
meus erros, tantos me condenando e apontando pra mim e falando de mim pelas costas. Você foi a única que se preocupou em saber como estou, antes de dizer que eu ia ser excluída da igreja…
– Lembra-se do que o Pastor Bullón disse certa vez? “Deus nunca prometeu que nesse mundo você não sofreria, mas Ele prometeu que no meio do vale da sombra e da morte Ele nunca te deixaria; e Ele está aí, perto de você…” Então, a sua obrigação é: Olhar pra Jesus e só. Entendeu?… Ele te ama
mais do que qualqu
er pessoa nesse mundo, por isso sofreu tanto naquela cruz…
Vamos almoçar em casa hoje? – (sorrindo) Sim…
SAEM ABRAÇADAS E SORRINDO. SOLTAMOS O MESMO FUNDO MUSICAL E, DA MESMA FORMA, A IGREJA OUVIRÁ OUTRA LEITURA, AGORA, FEITA POR UMA MULHER:
“Demorando-se nos erros e defeitos dos outros, muitos tomam a liberdade de criticar a acusar. O Senhor ordenou: Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Devemos amar e respeitar uns aos outros independente das faltas e imperfeições… Necessitamos cultivar a humildade e a desconfiança de nós mesmos… Isso destruirá em nós todo o mesquinho egoísmo. Precisamos olhar as faltas dos outros, não para condenar, mas para restaurar e curar. Se sois “bons” em notar erros nos outros, sede “melhores” ainda em reconhecer o bem e louvar esse bem. Se todos os cristãos usassem suas faculdades investigadoras para ver quais os males que neles mesmos carecem de correção, em
vez de falar nos erros alheios, existiria na igreja hoje uma condição mais saudável”. (Mente,caráter e personalidade II – Trechos retirados das páginas: 635 a 638)
DANIELI ESTÁ ENTRANDO PELO MEIO DA IGREJA, E DINÁ SAI DOS FUNDOS: #(diálogo entre Danieli e Diná).
Diná fala: – Dani! Como você está? A quanto tempo?
– Olá, Diná. Eu estou bem, ainda mais depois que saí da igreja… Agora vou onde quero, bebo, fumo e estou curtindo a vida…
– Humm… você está realmente feliz? Esses dias estava vendo as fotos daquele programa que fizemos em Paulínia, sobre o sacrifício de Jesus, lembra? Você participou… Não sente saudades daquele tempo?
– Eu não!
– Quem são seus amigos, Danieli? Onde eles te levam, o que te oferecem? Desculpe a franqueza, amiga, mas, essa sua
felicidade é passageira. Dinheiro, diversão, homens ao redor e até beleza; nesse mundo, tudo acaba, e longe de Deus, a única coisa que vai restar é um vazio gigantesco e um arrependimento tremendo…
(Danieli abaixa a cabeça e confessa)
– Eu sei disso tudo Diná. Não lembra quantos livros eu lia por ano? Eu fazia ano bíblico direto, e não faltava aos cultos…. sei que essa vida que estou levando não vai me levar a nada. Mas, eu fui longe demais, não dá pra voltar…
– Então, minha querida, você está se esquecendo que Jesus veio buscar e salvar o que havia se perdido. Da mesma maneira que Ele morreu com os braços abertos naquela cruz, Ele ainda está de braços abertos esperando você voltar…
– Diná, você não está entendendo. Eu sou outra pessoa. Só fico ouvindo música do “mundão”, meu local de passeio é pracinha e discoteca e,… eu acho que… não dá pra voltar pra igreja não…
– Você não acredita no poder transformador dAquele que ressuscita os mortos? Volte ao passado, e lembre-se da cruz, do sofrimento e da morte tão cruel que Jesus sofreu por te amar, Dani. Por te amar assim.
– Eu sinto muito a falta da doce companhia de Jesus. Tenho
andado muito longe dEle, e tenho sofrido por estar tentando me enganar o tempo todo… o mundo, a fama, é uma grande ilusão que só trás dor, perda e frustração. Será que poderei sentir o amor de Deus por mim novamente?
– É claro que sim. Deixa eu ler algo maravilhoso para você: (DINÁ ABRE A BÍBLIA E LÊ PARA DANIELI ISAÍAS 43:25 e 44:22)
(Danieli respira fundo e diz com um sorriso…)
– Como não aceitar tão imenso perdão? Fico emocionada e constrangida diante de um amor assim. Faço tudo errado, e Jesus nunca desiste…
– Não tente entender o inexplicável amor de Cristo. Medite nele e aceite, apenas, aceite e viva com Ele.
– Sim. Eu vou voltar…
– Que alegria! Sábado que vem passo na sua casa para subirmos juntas para a igreja, ok?
– Estarei te esperando… SAEM JUNTAS PELO MEIO DA
IGREJA. ENCERRAMENTO: pelo Diretor: Talvez você também esteja passando por alguma dificuldade, algo que tem abalado sua fé, ou quem sabe, te afastado de Jesus. Não tenha medo de ir até Ele. Ore. Ele não vai recusar em te ajudar.
Aliás, as mãos do Pai já estão estendidas para cada um de vocês. Agora, quero convidá-los a meditar na maior demonstração de amor que o mundo já viu.
Ajoelhe-se, feche seus olhos, ouça, e agradeça a Deus…
NESSE MOMENTO, COLOCAREMOS A MÚSICA “POR QUE ME AMOU ASSIM?” – É DO HINÁRIO ADVENTISTA, N.98. SE TIVER ALGUÉM QUE CANTE, BEM BONITO, AO SOM DO PIANO, FICARÁ ÓTIMO.
SE NÃO HOUVER, USE O CD DO HINÁRIO ADVENTISTA. Colocaremos essa música cantada por Pollyanna Sampaio, no seu CD. “Há uma luz”. Ao término da música, o diretor
faz uma breve oração, como: “Obrigada, Senhor, por enviar Jesus para me perdoar e salvar do pecado. Me ajude a ser fiel a Ti; fiel até o fim, fiel a toda prova.
Em nome de Jesus; amém” DESPEDIDA: Peça aos irmãos que se
abracem, desejando uma boa semana!
NUNCA TERMINE UM PROGRAMA SEM MÚSICA.
Enquanto os membros se cumprimentam, deixe o sonoplasta avisado para tocar a música “Fiel a toda prova” do novo Cd JOVEM 2005.
Deixe um comentário