Qual é a sua base?

Qual é a sua base?

Base Bíblica: Mateus 7:24 a 29 

Idéia Central – Uma base sólida, é essencial para uma vida cristã mais profunda e abundante. Aqueles que têm a Jesus Cristo como seu fundamento podem resistir, mesmo que venham as mais duras provas. 

INTRODUÇÃO 
Antigamente era o garoto que pedia a garota em namoro. Enquanto não houvesse esse pedido formal não começava um namoro, só havia amizade. A amizade era uma relação livre, já o namoro era compromisso. Era papo firme. 
Com a revolução social e a busca de igualdade entre homens e mulheres as coisas mudaram. Agora os dois podem pedir em namoro. Ainda é interessante notar um garoto levando uma cantada, um pedido de namoro. Não dá para definir direito o que acontece hoje. Com a moda do ficar, sem compromisso, eu pergunto a vocês: Dá para saber qual é a realidade de hoje? Como se faz? Pede-se em namoro? Não namora mais? (aproveite esse momento para interagir com a congregação). 
O “xis” da questão é a segurança. Na relação, há um compromisso? Você está sendo correspondido? A angústia de pedir em namoro, ou definir um casamento é não saber se ela/ele dirá sim. A angústia de saber se realmente ele/ela te ama. Se esse amor é pra toda vida ou se acabará ali na esquina. No “ficar” há uma insegurança incrível. Não há nenhuma firmeza e muito menos qualquer certeza.
Falta comprometimento. Solidez. 
E como está sua vida? Você está construindo na superficialidade? Qual é a sua solidez? Está construindo sua vida de maneira descartável ou para a eternidade?
Na vida precisamos de segurança. Com segurança e solidez, estamos livres de stress ou tensão. 

Mateus 7:24-29 
Dois homens. Duas atitudes. A Bíblia os chama de prudente e néscio. Poderíamos chamá-los de Sábio e sem juízo. O que distingue o sábio do sem juízo? 

Prudente, sábio 
V. 24 – “É como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha”- seguramente teve muito trabalho. É exaustivo cavar na rocha ou nas pedras. Imagine ter que subir na rocha, fazer o alicerce, e no final de cada dia, olhar pra trás e ver pouco progresso. 

Néscio, sem juízo 
V.26 – “É como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia”. – Como é fácil colocar estacas na areia, ainda mais uma casa pré-fabricada, quem sabe com aqueles produtos da lojinha $1,99. Essa casa era bonita, fácil de construir, sem muito suor. Ao final de cada dia se via o progresso do trabalho. Em pouco tempo tudo já estava montado. A casa estava erguida. Nada de esforço, nada de calor.
Trabalho rápido. Boa aparência. 
Outro dia fui a um “camelódromo”. Queria comprar um relógio. Vi um lindo. Com detalhes dourados que o deixavam espetacular. Os outros não eram tão bonitos e eram mais caros. Comprei aquele com detalhes dourados. Usei naquele dia. Quando o tirei, meu pulso estava escuro. Com uma semana o dourado já não era tão bonito assim. Na primeira chuva ele embaçou. Um dia me jogaram em uma piscina com relógio e tudo, e lá se foi o relógio lindo e brilhante. 

Ilustração 
Um chefe de obras, construtor de casas, estava cansado. Pediu sua aposentadoria.
O patrão insistiu com ele para que ficasse. Ele estava convicto de que deveria se aposentar e desfrutar um pouco de sua experiência e alegria junto à sua esposa, filhos e netos. O chefe pediu-lhe que construísse somente mais uma casa.
A última. Ele aceitou. 
Começou a construção com muita má vontade. Sonhava com o dia em que estaria aposentado e desfrutando de um merecido descanso. Os materiais que usava não eram de primeira qualidade. Afinal, era a última casa. Não tinha mais importância o que iria acontecer. 
Finalmente, chegou o dia de entregar a chave ao patrão. A casa estava pronta. O patrão fez uma cerimônia para marcar a despedida daquele que havia sido fiel a ele por tantos anos. Nessa festa ele ofereceu ao seu valoroso empregado a última casa que havia construído, como agradecimento por seu trabalho. 
Ah, como seria diferente se ele soubesse que essa casa seria sua. Ela seria construída com muito esmero e seriam usados os melhores materiais. Muitas vezes, sabemos que estamos construindo a casa de nossa vida, e mesmo assim vacilamos.
Usamos coisas de qualidade duvidosa. 
É comum a gente encontrar rapazes e garotas aparentemente lindos, mas que quando abrem a boca mostram que não tem nada. Parece que têm uma cabeça vazia. Ficam devendo. Que impressão você tem? Que sentimento lhe causa? 
A construção da vida é muito importante. Em se tratando da vida espiritual é mais importante ainda. 
Onde você está fundamentando seus estudos? Na cola? 
E o fundamento da vida espiritual? É a tradição? Os costumes que seus pais passaram para você? 
Por que você vai à igreja? Encontro de amigos? É legal? Você tem um relacionamento gostoso com Jesus? Sente uma paixão por Jesus? 

Igual na vida 
O que havia de comum na vida dos dois homens? 
1. “…que construiu a sua casa…” – em tudo o que fazemos estamos construindo.
Construímos para Deus ou para o inimigo. 
2. “Quem ouve meus ensinamentos…”- Deus dá oportunidade a todos. Cada um vai prestar contas daquilo que teve como oportunidade. Colocar ou não em prática é o que define que tipo de pessoa você é. 
3. “Caiu a chuva , vieram as enchentes, e o vento soprou com força…” – Todos, querendo ou não, vamos passar por dificuldades na vida. Elas vêm como: pressão dos amigos, críticas, gosto, interesse pessoal, moda, costumes, cultura, prazer, passar bem, fazer o que você gosta e lhe interessa, todo mundo faz, perseguição… E como está a casa da sua vida? E da sua vida espiritual? 

Diferença na decisão 
A grande diferença é onde o homem sábio e o homem sem juízo firmam sua casa. 
Quero fazer, então, uma pergunta: que durabilidade você quer dar para sua vida?
Onde você quer firmar sua casa? Que solidez você quer dar para seus sentimentos?
Onde você quer firmar a casa de sua vida? Na areia ou na rocha? 

FUNDAMENTO SÓLIDO 
Vamos ver, então, como conseguir que a vida tenha um fundamento sólido: 
Tenha uma base – Pedra Angular, Coluna – I Corintios 3:11; I Pedro 2:4-8 
Para construir uma vida sólida, é necessário uma pedra angular, uma pedra que sirva de base para tudo. Jesus Cristo é a Coluna, Pedra Angular. É quem dá sustentação para sua vida. Sem Ele, nada! Com Ele, tudo! 
Construa devagar – Filipenses 3:12-14 
Construa seu fundamento devagar. Não há uma “pílula” que a gente possa tomar e passar a ser maduro espiritualmente, de uma hora para outra. Há uma corrente muito forte nas igrejas cristãs mostrando um evangelho fácil. No entanto, é
necessário ouvir as palavras de Cristo e colocá-las em prática. 
Invista no Dia a dia – Josué 1:8 
Edifique sua vida espiritual diariamente. Dia a dia estude a Palavra de Deus.
Dedique tempo para a oração. Converse intimamente com Ele. Desenvolva um relacionamento de amizade. Conheça-O. 
Muitas vezes ouvimos pedidos de oração em busca de uma fé maior. Comece a praticar aquilo que você está ouvindo dia a dia. 
Siga o plano – João 14:15, 21 
Siga as instruções para edificar corretamente um fundamento sólido. “Guarda Meus mandamentos”. 

APELO 
? Você crê que precisa de um fundamento sólido como o de Jesus? 
? Aceita a Jesus como o fundamento para sua vida? 
? Quer viver de acordo com a vontade de Jesus? 
? Quer construir um fundamento sólido diariamente em sua vida? 
“Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tar

efa. Seja vossa oração: “Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.” Esta é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência.
Assim, dia a dia, podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo.” Caminho a Cristo, pág. 70. 

Pr. Stanley E. Arco 
Ministério Jovem 
União Este Brasileira – Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *