Introdução
Desculpas Esfarrapadas
As desculpas começaram com o primeiro pecado que foi cometido. A Bíblia diz em Gênesis 3:11-13 “Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nú? Comeste da àrvore de que te ordenei que não comesses? Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a àrvore, e eu comi. Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.”
Quando somos solicitados para fazer uma visita, orar por alguém, estudar a Bíblia, participar de um programa ou reunião, enfim, para prestar um serviço na Causa de Deus, geralmente temos uma desculpa a apresentar, NÃO SE ENGANE, PRA CADA COISA QUE DEIXA DE FAZER, VOCÊ TEM UMA DESCULPA. Qual tem sido a sua, caro irmão? Vamos analisar as mais comuns:
1- Não me sinto capaz:
“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás” (Jr 1.5-8).
2- Não tenho tempo disponível:
“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6.10).
Quem dá essa desculpa provavelmente pensa que a única maneira de evangelizar é participando da evangelização organizada pela Igreja local. Estando ocupada, pensa estar eximida da responsabilidade de evangelizar. E os seus parentes, vizinhos, amigos, colegas de trabalho…? Quem quer realmente evangelizar não fica somente esperando as oportunidades aparecerem, mas cria as oportunidades de evangelização. “Pregue a palavra, instes a tempo e fora de tempo” (2 Tm 4.2).
– 3 Sou sempre muito criticado:
“Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que seja; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas” (Rm 2.1).
Dinamica em grupo
Formar grupos de aproximadamente seis pessoas. Cada grupo escolherá um secretário que anotará tudo;
Formados os grupos, o coordenador dirá as regras do exercício:
Será apresentado um problema e todos deverão dar uma solução, quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.
Cada grupo escolhe a melhor solução.
Se reúnem os secretários e escolhem a melhor solução para o problema.
Um secretário anuncia a solução.
Problema: Um navio bate contra uma rocha e só tem bote para metade das pessoas (não é o Titanic! É alto mar, mas não está gelado) eles tem 30 minutos antes do navio afundar!
Depois de apresentada a solução:
Quem quer arruma um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa…
Vocês poderiam simplesmente dizer: Não tem jeito, salvem apenas os homens, que mulher tem bastante no mundo… ou, o capitão que decida, eu ficaria quieto esperando… paguei pela minha passagem, tenho meus direitos. Mas quando se trata da nossa vida, ou nossa morte, queremos logo arrumar um jeito e não uma desculpa.
Nossa vida eterna está em jogo. Cada decisão que tomamos, cada ato que realizamos ou deixamos de realizar está nos levando pra perto de nossa vida eterna ou nossa morte eterna.
E no momento em que Cristo aparecer, não vai adiantar as desculpas:
Mateus 7:13-21
(continuar desculpas )
4-Meu problema é a preguiça: Apesar da sinceridade, Deus tem um recado pra você:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?” (Pv 6.6-9).
5- Sou muito sensível; ofendo-me com facilidade:
“Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim” (Rm 15.2,3).
6- Não sou flexível; cumpro leis:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” (Mt 23.23).
7-Não tenho dom
Essa é uma das desculpas mais usadas. Não se pode confundir o dom ministerial do pastor, com a responsabilidade que cada crente tem de falar de Cristo. Para falar de Cristo é necessário ser nascido de novo. Um exemplo clássico é o da mulher samaritana que ao conhecer a Cristo correu para falar aos seus sobre Jesus. Quem teve uma experiência pessoal com Cristo já tem algo para transmitir
Concurso Receita Biblica 1
Divida a igreja em grupos ,( pode ser o mesmo grupo usado na dinamica ) de uma pergunta para cada.Não se esqueça de retirar as respostas e as passagens. Deixe a turma pensar.
1) Pegue uma nota musical e uma parte do seu corpo, acrescente mais o nome de um esta-belecimento popular, e o nome de um profeta menor e vocês terão o nome e o sobrenome de um apóstolo de Jesus. Qual o nome dele?
R: Si + mão + bar + Jonas = Simão Barjonas. (Mat. 16:17).
2) Junte o contrário de tudo com uma consoante, misture bem e vocês terão o nome do filho de um grande sacerdote. Qual o nome dele?
R: Nada + be = Nadabe. (I Crônicas 6:3).
3) Junte o nome de um personagem bíblico que perdeu o pai jovem relatado no livro de gênesis, com o título do hino 328 que é uma missão para todos aqueles que conhece a ver-dade e vocês terão o nome de uma mulher exemplar, que educou a filha e o neto no caminho do Senhor. Qual o nome dela?
R: Ló + ide = Lóide. (II Timóteo 1:5).
4) Pegue um ingrediente usado na cozinha e misture com a pessoa que não é boa e vocês terão o nome do tataravô de Davi. Qual o nome dele?
R: Sal + má = Salma. (I Crônicas 2:11).
5) Misture o nome de um ritmo musical brasileiro e mais uma nota musical e vocês terão o nome de um grande inimigo de Neemias. Qual o nome dele?
R: Samba + lá = Sambalá. (Neemias 4:1).
6) Misture duas notas musicais e vocês terão o nome do irmão do gigante Golias. Qual é o nome dele? R: Lá + mi = Lami. (I Crônicas 20:5).
7) Pegue o nome de um instrumento musical, mais uma consoante e mais o nome do pri-meiro homicida, misture bem e vocês terão o nome do mestre em obras de cobre e ferro. Qual o nome dele? R: Tuba + l + Caim = Tubalcaim. (Gênesis 4:22).
8) Pegue a parte da árvore que fica encoberta, junte com uma consoante mais um grande rei de Israel e vocês terão um nome atribuído a Jesus, relatado no livro de apocalipse. Qual é esse nome? R: Raiz + de + Davi = Raiz de Davi. (Apoc. 5:5).
9) Junte uma vogal com um órgão importante do corpo humano, misture bem e vocês terão o nome de algo que os sacerdotes traziam sobre o peito. O que é?
R: U + Rim = Urim. (Êxodo 28:30).
10) Junte uma nota musical com o contrário de ruim e vocês terão o nome de uma pessoa do velho testamento que fez alguém trabalhar muitos anos. Qual é o nome?
R: Lá + bão = Labão. (Gênesis 31:24).
11) Vale quatro pontos. Junte algo essencial a nossa sobrevivência, mais uma nota musical, com um liquido que fazemos para comer com bolachas, para acalmar, para melhorar a digestão, mais uma consoante e vocês terão o nome da primeira pessoa que nasceu depois do dilúvio. Qual é o nome dessa pessoa?
R: Ar + fá + xá + de = Arfaxade. (Gênesis 11:10).
(continuar desculpas )
<
br />8-Sou tímido.
Paulo escreveu: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (2Tm 1.7).
9-Já tenho cargo na Igreja.
Nenhum cargo na Igreja tira a sua responsabilidade de resgatar uma vida do inferno. O que você vai dizer quando chegar diante do tribunal de Cristo? Deixei de falar de Cristo por causa do meu cargo?…“ Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei” (Ez 3.18).
10-Sou dizimista.
São aqueles que dizem: meu dízimo evangeliza por mim. Sem dúvida alguma, as contribuições ajudam a expandir o Reino de Deus na terra. Quem dá esta desculpa está como que dizendo – eu pago para outro fazer por mim. Observe o grito de Pv 24.11: “Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar”. Não dê desculpas, faça o que for chamado para fazer!
11-Não sei falar.
Esta foi a mesma desculpa que Moisés deu (Ex 4.10). Existe uma linda promessa bíblica que destrói essa desculpa: “Mas quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós” (Mt 10.19 e 20).
Medite nos motivos e nas passagens bíblicas acima. Ore ao Senhor e dedique-se hoje mesmo, de todo o coração, ao Seu Serviço.
conclusão
O que fazer? Continuar dando desculpas? Lembre-se que quando Jesus deu o Seu Ide também disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Portanto temos o conforto, habilidade, poder do Espírito para juntos com Ele realizar qualquer tarefa. Vamos lá! “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9. 4).
Peça
Moço 1 (sentado)
Moço 2 (entra com duas varas de pescar) – Até que enfim achei você, cara! Tô te procurando faz um tempão! Arranjei essas varas de pescar e tô sabendo de um lugar onde os peixes disputam o anzol. Que tal a gente ir lá?
Moço 1 – Legal! Eu tava sem nada pra fazer mesmo. Vamos nessa!
(os dois vão para o outro lado e sentam de costas fingindo que estao pescando)
Voz feminina – Certa vez, Jesus disse aos seus discípulos: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”
Entra um casal de jovens e finge conversar com os que estão pescando.
Entregam uma Bíblia para cada um e saem. Os dois jogam fora as varas e saem felizes com suas Bíblias.
Voz feminina – Certa vez, Jesus disse aos seus discípulos: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”
A tarefa que foi dada aos discípulos há quase dois mil anos atras ainda está em vigor em nossos dias. Todo cristão deve ser um pescador de pessoas.
A palavra pesca é formada por cinco letras. Todas as letras tem um significado. O que significa a letra “P”?
Mostra uma placa escrito “PESSOAL” e diz: A pesca deve ser pessoal. Antes de sair pescando, precisamos conhecer a Jesus e Sua palavra.
Depois falar aos nossos parentes, amigos , aos vizinhos e, se possível, até o fim do mundo. O melhor é falar com as pessoas que a gente vê todos os dias. E é mais fácil também. (sai)
A Bíblia nos conta que quando Jesus chamou André, ele foi logo buscar seu irmão.
Aconteceu o mesmo com Filipe, que foi a procura de Natanael.
Entra uma moça de cada lado
Moça 1 – Oi prima, que milagre você por aqui! Eu estava indo te chamar pra assistir um programa J. A. muito 10 no sábado que vem. Gostaria que os tios também fossem. Faça isso por mim. Me deixaria muito feliz!
Moça 2 – Nào precisa falar assim, dessa vez eu não vou ficar inventando desculpas. Pode contar comigo. E dessa vez vou tentar convencer os coroas a ir também.
Moça 1 – Que bom. Espero que você vá mesmo. Até sábado.
(as moças saem por onde vieram)
Voz : Tô curioso pra saber o que significa a próxima letra. Por favor entre a letra “E”.
(mostra a placa EFICIENTE)
Voz.:-Já vou te informando que a pescaria deve ser EFICIENTE. Então devemos conhecer mais a Bíblia pra que o Ensino seja mais Eficaz.
Entram 2 jovens; um com a placa: ADVENTISTA e outro: NAO ADVENTISTA.
Ñ ADV.: Vc sabia que o sábado ñ precisa mais ser guardado, porque ele foi pregado na cruz?
ADV.: Veja aqui na minha Bíblia, aqui em Isaías 66: 22 e 23. Diz que na Nova Terra nós vamos guardar o sábado. Pense bem: Que Deus é esse que vive mudando!!! Primeiro no Jardim do Éden manda guardar o sábado; depois da cruz manda não guardar mais e na Nova Terra manda guardar o sábado outra vez. E ainda em Ezequiel 3:6 está escrito que Deus não muda. O que você me
diz?
Ñ ADV.: É. Bem que dizem que o Adventista é o povo da Bíblia. Ninguém pode
discutir que vcs conhecem mesmo… (saem)
Voz : A terceira letra é o S. (Entra alguém com a placa SINCERO)
Voz :Quando for dar est. Bíblico seja sincero. Não tente esconder as verdades. Não faça liquidação e nem abaixe os preços pra convencer a pessoa.
Entram 2 moças.
moça 1-Você já deu o pacto e o dízimo?
moça 2- Dízimo? O que é isso? Pacto?
-moça 1-Você já é batizada; já recebeu est. Bíblico. Não te contaram sobre isso?
moça 2- Não tôm sabendo nada disso. Quem me deu os estudos omitiu essa parte…
-moça 1- Essa pessoa não foi SINCERA . (Saem)
Voz :- Acho que já estou entendendo tudo. Agora é a vez da letra C. (mostra CONSTANTE.)
Entra rapaz de capa e guarda-chuva e uma pastinha na mão e diz:- Nossa! Que chuva! Mesmo assim eu não poderia falhar com a pessoa que me espera pra o est. Bíblico.
O Sr. Rafael que estava lendo um jornal; ficou admirado ao ver chegar o moço dos estudos e peguntou:
:Sr Rafael -Você. veio mesmo com toda essa chuva?
O rapaz responde: – A sua salvação é muito importante para mim. (O moço sai)
Entra placa AMOR Voz F:- A última letra é A, que significa Amor. O toque final é mostrar um verdadeiro amor. As pessoas precisam sentir que nós as amamos realmente. A Bíblia diz: “Nisto conhecerão que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”
Encerramento: Na guerra Russo-Japonesa aconteceu algo muito incrível. Na batalha de Porto Calvo o General japones chamou seus soldados e lhes disse o seguinte: “Soldados japoneses, nós precisamos de jovens destemidos que estejam dispostos a morrerem. Precisamos de voluntários para irem em nossa frente e cotarem os arames farpados que os inimigos colocaram em nossa frente. Não levarão consigo fuzís, mas unicamente uma tesoura. Talvez terão cortado um único fio de arame e cairão mortos. No entanto o vosso General passará por cima dos vossos cadáveres para a VITÓRIA.
Diz a história que regimentos inteiros se apresentaram como voluntários dispostos a morrerem.
Este é o amor que Deus espera que tenhamos para com Sua Causa. E Ele mesmo é quem nos capacitará para que tenhamos esse amor. Quando todos se leventarem e fizerem a sua parte a obra será finalizada.Quando as pessoas sentirem um amor verdadeiro virão para a igreja. Teremos o prazer de ter sido os PESCADORES DE PESSOAS para o Reino de Deus.
Encerramento
Patrão entra nervoso com o jornal na mão…
-João, você não veio ontem porque mesmo? Estava doente, eh isso?
-sim senhor, eu liguei ontem e avisei.
-pois sua está neste jornal, dizendo que quase bateu o Record na sinuca no campeonato ontem!
(silencio, João pensa)
-pois eh, isso porque eu estava doente, imagina
se eu estivesse bem?!
(sai o joão)
Boa tentativa! Podemos negar — podemos tentar encobrir nossas fraudes ou nosso mau comportamento. Mas isso, geralmente, não nos leva muito longe. Nossos pecados têm um jeito de nos descobrir. O homem sábio é abundantemente claro: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará” (Provérbios 28:13).
Desculpas vazias realmente não fornecem muitas respostas substanciais. Raciocínio superficial é por vezes usado para encobrir os pecados mais grosseiros.
John Wayne Gacy, Jr., foi condenado pelo assassinato de dezenas de crianças em sua casa em Chicago. Ele alegou inocência apesar da descoberta de 27 corpos em um espaço rasteiro debaixo da casa. Como ele respondeu ao encarar a morte por injeção letal? Gacy disse, “Em meu coração, como Deus é minha testemunha, eu não matei ninguém.”
“Não fui eu não”. “Eu não pude fazer nada”. Tais desculpas têm se tornado todas tão comuns nesses dias.
A Escritura chama a atenção para algo muito diferente das desculpas esfarrapadas.
Em uma cultura que frequentemente nega a realidade do certo e do errado, Deus convida para um cara a cara, de joelhos, e coração contrito. Arrependimento é um profundo pesar por pecar. É doloroso porque eu tenho machucado o coração de Deus. É chorar pelos meus pecados porque Deus chora por causa deles. É lamentar-se por meu pecado, porque Deus lamenta-se por ele. É sentir a dor de meu pecado porque Deus têm sentido a dor dele.
Desculpas só produzem mais culpa. Arrependimento leva ao perdão. Perdão dá lugar à cura, e a cura traz plenitude.
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:6.
Diante do que nós vimos tenhamos a certeza de que Deus conta com todos os que um dia o aceitaram para cumprir sua Missão, que Ele nos capacitará para o serviço e que ele nos rejeitará finalmente se o rejeitarmos, se desprezarmos Seus apelos para livrar da perdição os nossos semelhantes.
Gostaria você de aceitar o chamado divino para o cumprimento da Missão? Quem dirá “eis-me aqui Senhor, envia-me a mim”?
Sueli Oliveira – Jd Apura
Deixe um comentário