Senhor queremos ser a tua voz

Autora: Kátia Miranda – Vice-diretora 
E-mail: maitaks@msn.com 
Igreja de Jardim Mabel – Itaim Paulista – SP. 

Objetivos do Programa: Derrubar as muralhas do mundo para que possamos ser ouvidos. Incentivar os jovens na Missão. 

Planos para o Programa: Este programa dever· ser apresentado no dia 18 de setembro, que É o Dia do Jovem Adventista. 

Leitura BÍBLICA: Josué 05 e 06. 

Introdução 

Usar a tática da “Operação Carrapato”. Cada jovem escolherá um convidado, ligar· para ele todos os dias da semana convidando-o a assistir o JA. No sábado do JA cada jovem ir· buscar seu convidado em casa e o conduzir· até o JA. 

Dica 

Faça um cartaz ou um painel com o tema do ano, e de fundo coloque os nomes dos convidados. Use caixas encapadas de papel pedra para fazer as Muralhas de Jericó. Entregue a cada membro uma corneta feita de sulfite na entrada do JA. 

Cena I 

(Aparece alguém de branco, com uma espada na mão). 

Josué: Você É do nosso exército ou É inimigo? 

Anjo: Não sou uma coisa nem outra. Estou aqui como Comandante do Exército de Deus. 

Josué: (Ajoelha-se). Estou às ordens, meu Senhor. O que quer que eu faça? 

Anjo: Tire as sandálias porque a terra em que você está pisando É santa. 

(Josué tira as sandálias e continua ajoelhado. O anjo sai de cena). 

Narrador I: (Em off, representando a voz de Deus) “Olhe! Estou entregando a você a cidade de Jericó. Agora você e seus soldados marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias. 

No sétimo dia você e os soldados marcharão sete vezes em torno da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas. Quando eles derem um toque longo, todo o povo (a igreja) gritará em alto som, e então a muralha cair·”. 

Josué: Senhor, irei agora contar ao povo. (Sai de cena). 

Narrador II: Quando o povo soube do plano, foram tomados de receio pelo perigo comum: A cidade de Jericó possuía cavalos fÉrreos, carros de batalha e uma grande fortaleza: “as muralhas”. 

Jovem 1: O povo de Israel foi tomado pelo medo. Seu principal empecilho eram as muralhas. 

Nós veremos agora nove itens que se tornam empecilhos (“muralhas”), que nos impedem de cumprir nossa missão. 

Jovem 2: 

1. FALTA DE CONHECIMENTO 

Muitas vezes reclamamos que não conhecemos a fundo as Escrituras. O que eu farei se alguém me fizer uma pergunta complicada? E se eu não souber como agir? Sim estas são questões muito importantes. Mas como nos livrarmos dessas dúvidas? 

1o passo: começar a estudar a Bíblia; 

2o passo: quando não entender um assunto, pergunte a alguém que o conheça e saiba explicar; 

3o passo: Oração. Através dela o próprio Deus falar· conosco. 

Jovem 3: 

2. NÃO SABER O QUE … A MISSÃO 

“Não gosto de dar estudos bíblicos” – É a afirmação de muitos de nós. Mas ser· que já paramos para pensar que a Missão não se resume a isto? Podemos visitar um amigo enfermo, podemos convidá-lo para assistir um culto, podemos também levar uma palavra de conforto. 

Há varias formas e possibilidades que não foram citadas. Procure aquela que mais combina com você. 

Jovem 4: 

3. NÃO POSSUO UM CANDIDATO JOVEM 

Preste atenção: Dizemos que não possuímos um candidato jovem, mas nÓs já fomos em busca de um? A palavra “V¡” deve nos significar algo. Pensemos assim: ser· uma estrela a mais em minha coroa. Pense nisso! 

Jovem 05: 

4. FALTA DE INFLUÊNCIA 

Jovem se sente bem ao lado de jovem. E foi pensando nisso que decidimos estar juntos nessa Missão. Aguardem os grandes planos que temos para este ano. Sabemos que É muito atrativa a unidade no meio jovem. 

Jovem 06: 

5. VERGONHA, TIMIDEZ. 

Se você É tímido, não sabe falar em público, mas quer ajudar na Missão, temos a solução: comece acompanhando quem É desinibido, sua presença ser· importantíssima. E com o passar do tempo você irá sentir o desejo de passar por cima desse problema. … só orar e trabalhar para isso. 

Jovem 07: 

6. RÓTULOS 

“O que dirão de mim? Me colocarão apelidos?”. O medo de rótulos pode ser na verdade outra coisa: medo de ser reconhecido como cristão. E isso É grave! Não devemos ter vergonha de nossos amigos não-cristãos. Pelo contrário, devemos orar por eles. Quem sabe nossa Missão não ir· começar por eles? 

Jovem 08: 

7. PREGUIÇA 
Todos já ouvimos a frase: “Ninguém entrar· no céu sozinho”. Pois É! Ao ajudar alguém estaremos ajudando a nós mesmos. Pensemos pelo lado bom, encaremos a Missão com prazer. Foi Deus quem nos deu essa Missão. 

Jovem 09: 

8. A MISSÃO PODE SER CANSATIVA 

Pensamos assim por termos uma visão erronia do assunto. Não precisamos nos sacrificar; o pouco que fazemos j· É uma parte a menos. Não diga algo de negativo antes de provar como É bom participar da Missão. Não ser· cansativo ver uma alma descer ao tanque batismal por nossa causa. 

Jovem 10: 

9. NÃO POSSUO EXPERIÊNCIA 

Se esse É o caso de alguns de nós, devemos, então, pedir umas aulas ou instruções de quem já É experiente e depois nos arriscarmos um pouco. 

Todos começamos do zero um dia. E o seu dia É hoje! Corra atrás do conhecimento e sinta o gostinho de salvar uma pessoa. O segredo É: abasteça-se e cumpra a Missão. 

Jovem 1: 

Israel teve medo, mas unicamente na certeza de uma força que não era deles conseguiram passar pelas muralhas. A força, o amor de Deus os motivou. E porque seria diferente comigo e com você? Vejamos como foi à vitória de Israel e como será a nossa. 

Cena II 

Narrador II: Durante seis dias Israel fez o circuito da cidade. Veio o sétimo dia, e com o primeiro alvor da manhã, Josué arregimentou o exército de Israel. E disse: 

Josué: Agora marchem sete vezes em redor de Jericó, e quando as trombetas soarem, gritem em alta voz, pois Deus lhes entregou a cidade. (Josué e os sacerdotes deram sete voltas e ao findar da sétima volta tocam as cornetas. Josué dar· um sinal à igreja e todos gritam. As muralhas caem). 

Conclusão 

Sermonete de encorajamento para o cumprimento da Missão baseado na Victória de Israel, usando como parte principal o verso 20 do capitulo 6 de Josué: “… Logo o povo gritou com toda força e a muralha caiu…” Usar como comparação o tema “Senhor somos Tua voz”. 

Devemos falar de Deus com toda força e derrubar as muralhas do mundo abreviando a volta de Cristo. 

Enfatizar que todos cumpriram uma parcela da Missão com a operação carrapato e que ainda podemos fazer mais

 

 

Ação Jovem 3º trim. 2004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *