Universidade X Religião

Objetivos do Programa: 
Apresentar sugestões e orientações sobre como os jovens adventistas podem tirar o máximo proveito de sua experiência universitária. Dar oportunidade para que os jovens testemunhem sobre possíveis situações difíceis que enfrentaram – ou estão enfrentando – nessa etapa da vida.

Planos para o Programa:
Convide profissionais adventistas fiéis a Deus e bem-sucedidos em seu trabalho, para ajudar a responder perguntas da congregação. Se possível, convide algum professor universitário adventista, ou consiga uma mensagem gravada de algum deles. Consiga, também, mensagens musicais apresentadas por jovens universitários (solos, conjuntos, instrumental, etc.).

Os dez preceitos abordados pelo autor poderão ser colocados num grande painel, em destaque, e apresentados por estudantes. Outra sugestão seria depois de cada uma das Dez Sugestões, ter um jovem universitário que falasse um minuto sobre sua experiência naquele item, por exemplo, após o item 3, o jovem – falaria sobre sua experiência pessoal de devoção, apesar de tantas atividades acadêmicas.

Introdução

O Dr. Humberto M. Rasi é diretor de Educação da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, e editor da revista Diálogo, dirigida aos Universitários Adventistas. Ele nos apresenta dez sugestões para estudantes adventistas aproveitarem ao máximo esse período de estudos. São dicas seguras de como conviver com as atividades estudantis, sem fraquejar na fé; ao contrário, devidamente consideradas elas tornam esse período uma grande oportunidade para crescer espiritualmente.

Dez Sugestões Para Estudantes Adventistas

1. Busque uma educação ampla e sólida. Não se especialize demasiado cedo demais em seus estudos. Seja curioso. Permita que sua mente se estique em todas as direções. Aprenda a ver todos os campos do conhecimento de uma perspectiva centralizada em Deus e baseada na Bíblia. Se possível,
faça cursos fora de sua área: se você está nas humanidades, inscreva-se em alguns cursos de ciência, e vice-versa. Se isso não é possível, leia alguns livros fundamentais fora de sua matéria. A igreja precisa de líderes de educação ampla e versáteis.

2. Acostume-se a discutir idéias. Saiba o que você crê. Não tenha receio de conceitos fora do comum que desafiam suas idéias. O cristianismo bíblico é edificado sobre o fundamento sólido da verdade revelada por Deus. Desenvolva uma filosofia cristã e use-a para filtrar outros conceitos. Faça perguntas em classe que obriguem você e o professor a pensar. Desenvolva sua biblioteca pessoal e arquivo: Bíblia, concordância, comentários, livros de apôlogética, artigos que abordam sua matéria de um ponto de vista cristão, bem como boas bibliografias. Aprenda a explicar e defender suas opiniões com tato e cortesia. Acima de informação e conhecimento, busque sabedoria.

3. Reserve tempo para sua vida devocional. Estabeleça uma rotina diária de leitura da Bíblia, meditação e conversa com Deus em oração. Medite sobre o que Deus lhe está dizendo em toda passagem bíblica que você lê. Faça orações intercessórias por seus amigos e professores. Peça a Deus que guie sua vida dia a dia. Ao terminar de orar, tome tempo para ouvir Sua voz. Converse com Deus a qualquer tempo e em qualquer lugar, mesmo durante suas atividades diárias. Decore e cante hinos para você mesmo. Aprenda a ver a seu redor evidências do amor, beleza e poder de Deus.

4. Cultive amigos adventistas. Localize outros universitários adventistas em seu campus ou em sua igreja. Reúna-se com eles para partilhar suas preocupações acadêmicas e buscar apoio. Se viável, organize com eles uma associação de estudantes adventistas e registre-a junto às autoridades da universidade.
Busque conselho de professores adventistas. Entre em contato com o campo local para receber a revista Diálogo Universitário regularmente. Dentre seus amigos adventistas, procure alguém compatível com quem estabelecer um lar cristão feliz.

5. Mantenha sua mente e físico em boa saúde. Se você respeitar seu corpo, aprenderá mais depressa, será mais feliz e poderá servir melhor a Deus. Coma regularmente, refeições equilibradas. Tire tempo para descansar e se exercitar. Abstenha-se de álcool, fumo e outras drogas. Abstenha-se do sexo até casar-se. Cultive uma atitude positiva diante da vida. Lembre-se de que Cristo já o redimiu do inimigo; aceite Sua salvação como uma dádiva gratuita. Confie em Suas promessas, embora nem sempre compreenda por que algumas coisas ocorrem. Não gaste tempo invejando ou criticando os outros. Aprenda a perdoar e esquecer Seja grato pelo que tem. Expresse diariamente sua gratidão a Deus por Sua bondade para com você.

6. Envolva-se nas atividades da igreja. Descubra onde seus talentos poderão ser mais úteis à congregação local: programa de jovens, responsabilidades na Escola Sabatina, grupos corais ou instrumentais, atividades sociais e recreativas, diácono ou jovem ancião, etc. Desenvolva suas aptidões especiais para programas missionários: estudos bíblicos, evangelismo público, aconselhamento, clínica de saúde, programas para deixar de fumar, classes de nutrição, música, etc. Contribua fielmente com seu dízimo e ofertas para o avanço da missão da igreja.

7. Encontre maneiras práticas de ajudar a outros. O verdadeiro amor cristão planeja e age para o benefício de outros. Diga palavras edificantes aos que estão desanimados. Partilhe o que Deus lhe tem dado com os necessitados. Escolha alguém menos experiente para aconselhar. Seja aventureiro, inscreva-se como estudante missionário. Não receie acrescentar um ano a seus estudos por causa desta experiência. Ela certamente vai ampliar sua educação, desenvolvendo sua perícia como líder. Lembre-se: o mais poderoso argumento para o cristianismo é um cristão amoroso e solidário.

8. Adote um estilo de vida adventista. Siga o exemplo de Jesus. Observe o Sábado como dia especial de culto, para renovar suas energias e ajudar a outros. Honre a Deus como Criador, não estudando ou fazendo exames nesse dia. Viva com simplicidade e economia. Não desperdice tempo e recursos. Vista-se bem mas modestamente, evitando modas provocantes. Não permita que a cultura secular do ambiente o molde. Selecione sua leitura, música e divertimento de modo a harmonizar-se com suas convicções cristãs. Respeite a Natureza. Seja um administrador responsável dos meios que Deus lhe confiou.

9. Dê exemplo de integridade. Uma vez que as pessoas notem que você é cristão e Adventista do Sétimo Dia, esperarão de você altas normas de conduta. Peça a Deus que o ajude a conduzir-se de modo coerente com a profissão de fé. Mantenha seus motivos puros. Fale a verdade. Seja estritamente honesto em todas as transações, dentro e fora da escola. Cumpra suas promessas. Abstenha-se de atividades que possam trazer descrédito a Deus ou à igreja. Como embaixador de Cristo, esteja pronto para sofrer preconceito, zombaria e mesmo perseguição.

10. Tenha um alvo elevado em sua vida. A vida cristã envolve progresso constante. Por isso, não se contente com mediocridade. Aprenda a falar e a escrever bem. Mantenha alvos espirituais e profissionais sempre altos, e peça a Deus forças para alcançá-los. Seja perseverante em sua fé e esforços a despeito das dificuldades. Faça planos para esta vida e para a eternidade com Deus.

 Revista

Ação Jovem 1º Trim. 1996

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *