Objetivo do programa: Mostrar as características de amigos de verdade possibilitando assim que eles alem de escolherem boas amizades serão bons amigos.
Momentos de louvor: 16:45
Hino Inicial: 16:55
Oração 17:00
Introdução : 17:02 Olá a todos sejam bem vindos a mais um J.A.
Uma das melhores coisas da vida é fazer amizade. Desde os tempos antigos as pessoas gostavam de construir amizades. Aristóteles dizia que há três tipos de amizades: aquela que é fundamentada no prazer recíproco, a que se estabelece pela utilidade, e a que existe por causa da admiração mútua. Não consigo imaginar alguém feliz sem amigos. É muito bom quando uma família se muda para cá e começa a freqüentar nossa igreja. A amizade faz bem.
Mas é bom sabermos que amizades não se acontecem de qualquer jeito. Elas têm que ser criadas e alimentadas. Devemos cuidar com alguns tipos de amigos com:
Jogral 17: 04 (Aqui podem ser usados os primários ou os juvenis)
1 AMIGO REPÒRTER: só quer saber das notícias, novidades ou fofocas
2 AMIGO ATOR: finge ser amigo
3 AMIGO SURPRESA: vive surpreendendo, seja de maneira agradável ou desagradável
4 AMIGO BISBILHOTEIRO: quer saber de tudo e se intromete em quase tudo
5 AMIGO DE FACHADA: faz tudo para impressionar, se preciso mente ou inventa coisas
6 AMIGO INTERESSEIRO: está interessado em tirar vantagem.
7 AMIGO AVENTUREIRO: faz da amizade uma aventura colorida
8 AMIGO DA ONÇA: só deseja o pior para os amigos.
17:09 (depois do jogral a pessoa que fez a introdução volta e comclui com esta parte)
Quando nos deparamos com estes tipos de amigos descobrimos que o importante é a qualidade e não a quantidade.
17:10 Concurso:
17:20Mensagem musical:
17:25( esta parte pode ser a pesma pessoa que des a intradução)
Mas então como saber as qualidades de um bom amigo?
Na bíblia sempre nos deparamos com a amizade de Davi e Jônatas que está relatada em I Samuel 18:1-4 que teve início quando Davi venceu o gigante Golias e na conversa entre Saul e Davi, Jônatas viu a grandeza e sinceridade de Davi nisso, Jônatas tomou sua capa e deu a Davi também lhe deu sua armadura, espada, arco e cinto. E cada um desses itens que Jônatas entregou à Davi nos ensina as qualidade de bom amigo.
(As partes abaixo pode ser distribuídas para pessoas que compõe a igreja para que haja mais pessoas participando do JÁ.)
17:26 1ª parte DEU SUA CAPA QUE ERA SIMBOLO DE PROTEÇÃO: Um amigo não deixa o outro descoberto. Nunca expões a fraqueza do outro.
17:27 2ª parte DEU A ARMADURA QUE ERA SIMBOLO DE SEGURANÇA: Um amigo não permite que calúnias nem fofocas atinjam o outro.
17:27 3ª parte DEU A ESPADA QUE ERA O MAIS IMPORTÂNTE INTRUMENTO DE EFICIENCIA PARA UM SOLDADE: Um amigo verdadeiro oferece a palavra de Deus para defender, animar e orientar o outro.
17:28 Entrevista com um irmão:( Nesta parte se escolhe um irmão da igreja sem ele saber e antecipadamente pede para alguém da familia que traga fotos da mesma para um mural de fotos. Já na entrevista trava suco em uma jarra com dois copos e coloque em uma mesa com duas cadeiras e ali será realizada a entrevista).
17:38 4ª parte: DEU O ARCO ELE SERVIA TANTO PARA DEFESA QUANTO PARA CAÇA DE ALIMENTOS: O amigo nunca desampara. As vezes, só a presença é consolo suficiente na tristeza.
17:39 5ª parte: DEU O CINTO, ERA COMO HOJE O INSTRUMENTO PARA SUSTENTAR AS VESTES: Um bom amigo sustenta sua amizade. E sabe como sustentar uma amizade e torna-la duradoura? Não use rótulo. Seja você mesmo, cooperando para o aperfeiçoamento do próximo, não poupe palavra de elogios e encorajamento.
17:40 Concurso
17:50 Mensagem Musical
17:55Conclusão:
Nessa história, aprendemos que a verdadeira amizade se estabelece no amor. Entre Davi e Jônatas havia um amor de irmão. A Bíblia diz que a alma de Jônatas ligou a de Davi. Jônatas o amou como a si mesmo. Eles fizeram até um pacto. Entre duas pessoas deve haver um pacto de solidariedade. Além disso, a verdadeira amizade é praticada com bons gestos como a atitude de Jônatas ao entregar os seus pertences a Davi. Saul fez de Davi seu escudeiro, mas Jônatas proporcionou-lhe as armas.
A amizade dos dois jovens não era circunstancial. Permaneceu para sempre até mesmo em grandes tribulações.
Não deixe o tempo passar o tempo passar vazio. Construa boas amizades. Isso é fundamental para se ter felicidade. Experimente construir com amor, gestos sinceros e com lealdade. E lembre-se: em meio a tanta falsidade, é possível ainda cultivar amizades como de Davi e Jônatas.
Oração final: 18:00
FONTE: Os textos foram tirados da Revista Adventista de maio de 2000
Priscila Gonçalves Millan
Deixe um comentário