Vida Nova

Diz um ditado muito conhecido que “o tempo vale ouro”, e isso é verdade porque o tempo é muito curto. Podemos notar isso quando, nos afazeres do dia-a-dia, percebemos que não conseguimos fazer tudo o que tínhamos planejado.
De vez em quando ouvimos falar de pessoas que chegam aos 100, 110 ou talvez 120 anos. Em contraste, existem jovens que não chegam sequer aos 20 e morrem em acidente, catástrofe, overdose, doença ou por outras causas. Mas o mais lamentável é a morte de crianças e bebês inocentes, que não chegam sequer a usar a razão. O tempo não volta nem pode ser detido, tampouco pode ser economizado para casos de emergência.
É importante ter coerência e equilíbrio. Podemos construir uma casa, mas não há necessidade de ser um palácio. Podemos economizar dinheiro, mas não fazer desse objetivo uma obsessão. Não podemos nos esquecer de que o mundo e seus desejos vão passar. O uso que fazemos do tempo precisa ser, acima de tudo, espiritual. O homem foi criado à imagem de Deus para servi-Lo. É isso que você está fazendo? Está usando seu tempo para servir a Deus? Ou usa todo o tempo para seus próprios assuntos? Pare e pense, porque a vida é muito curta.

COMO UM SOPRO

Davi compara nossa idade com a eternidade de Deus: “Que é a minha vida aos teus olhos? Nada! Tem apenas alguns momentos de duração. É verdade… Por mais rico e poderoso que seja o homem, a sua vida não passa de um breve vazio. Ele é uma simples sombra, que passa num instante” (Salmo 39:5). E Moisés completa: “Para Ti, mil anos são como o dia de ontem, que já se foi, como uma noite de sono!” (Salmo 90:4).
Existe uma enorme diferença entre a vida atual com a vida dos antediluvianos. Houve um homem que chegou a viver 969 anos, quase um milênio! (Gênesis 5:27).
Mas o pecado contaminou este mundo e desde então tem acontecido uma degeneração progressiva na raça humana, até chegar o ponto em que a Bíblia diz que: “O limite de nossa vida é setenta anos e só alguns, mais fortes, conseguem chegar a oitenta. Os melhores anos da vida são vazios e sofridos. Eles passam depressa e nós desaparecemos” (Salmos 90:10).
O que você faz com seu tempo?
É importante refletirmos em algumas perguntas cruciais:
Em que estamos gastando nossa curta vida? Em que assuntos ocupamos nosso tempo? Cada dia nos oferece 24 horas. Se usarmos 8 horas para dormir e outras 8 para trabalhar, ainda nos restam 8 horas a cada dia. O que estamos fazendo com elas? Os casados são absorvidos em assuntos familiares: a esposa no cuidado do lar e dos filhos, o marido na luta para prover o que é necessário para o sustento da casa. A família é muito importante, mas a comunhão com Deus é muito mais importante. Se não estivermos com Deus, que valores transmitiremos aos nossos familiares? Muitos ocupam o tempo em relacionamentos sociais tais como festas, passeios, visitas e reuniões. Com certeza a vida social é importante, mas o relacionamento com o filho de Deus é mais que importante, é vital.
Outras pessoas passam a vida cheias de angústia e preocupação com assuntos irrelevantes. E não contentes com isso, contagiam aos outros e desejam que todos se comovam de sua situação miserável. Em contraste, há outros indivíduos que aparentam felicidade, se orgulham de ser otimistas e encaram tudo com despreocupação. É bom rir, mas a vida não é uma festa contínua. Também é necessário encará-la com seriedade.

ESCOLA DA VIDA

No filme “No Limite do Silêncio”. O pai, um renomado psicólogo tem um casal de filhos, porém ele não consegue se relacionar bem com o seu filho caçula de dezesseis anos. Chega ao absurdo de pedir para que outro psicólogo que cuide do caso do seu filho. Numa noite em que a filha mais velha vai ter uma audição na sua escola de música, o adolescente prefere não ir. Tarde da noite quando seus pais e irmã chegam se deparam com uma tragédia, o garoto se trancou dentro do outro veiculo da família e se suicidou, ligando uma mangueira no escapamento do carro e reconduzindo o gás carbônico para dentro do automóvel. Após quebrar o vidro do automóvel o pai abraça o filho morto e grita: “Deus, não faça isto comigo!”
Gênesis 3: 22 e 23
“Então o Deus Eterno disse o seguinte: – Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre”. “Por isso o Eterno expulsou o homem do jardim do Éden e fez que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado”.
Imagine a cena: Deus está diante do homem e da mulher! Os dois se tornaram mortais. Seu corpo deixou de ser incorruptível para ser corruptível. A partir daí Satanás começaria a criar: doenças, pestes, tempestades, mudanças climáticas, sofrimentos, e seus corpos sofreriam as conseqüências.
A partir daí a própria atuação de Deus na Terra estaria restrita, pois Ele não havia sido escolhido como o seu Senhor.
Se o homem comesse da árvore da vida, aumentaria muito o sofrimento da Raça Humana, pois imagine se Adão vivesse até hoje? Adão seria um monte de pele e osso que sofreria dores terríveis e o cansaço da idade, desejando descansar, sem poder morrer!
A cena é exatamente esta: Deus está ali parado no portão do Jardim do Éden, com lágrimas nos olhos vendo seus filhos começando a sofrer as conseqüências do pecado e da separação que o pecado representa. Na verdade eles deveriam ter morrido, porque pecaram, mas o próprio Deus se ofereceu para morrer no lugar deles. Jesus deu a eles a chance de provarem, num pequeno período de vida de que lado estavam e alcançarem a eternidade novamente.
Engraçado o que fazem com Deus. Em filmes mostram, sexo, drogas, corridas de carro, música Rock, o mundo da moda. Tudo como se fosse à coisa mais gostosa do mundo, e aí, quando vão mostrar o Céu, mostram um lugar cheio de nuvens, tudo branco, as pessoas com as roupas iguais, e tocando harpa! Estão querendo que você não tenha vontade de ir para o céu!
Sabe o que a Bíblia diz sobre o céu? “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o Amam” I Coríntios 2:9
Primeiro Deus está preparando coisas fantásticas para nós no Céu! Segundo, sabe o que significa a palavra Éden, que era o nome do jardim que Deus criou para Adão e Eva? Éden significa: Deleite, Prazer
Ou seja: Deus está preparando um lugar de Prazer sem limites, para nós! É por isso que Deus está convidando você o tempo todo para reviver! O que você vai dizer para Deus? Qual é a sua resposta pra Deus?

VIDA NOVA EM CRISTO

“Renovar é viver” ensina um velho ditado. Renovamos a pintura de nossa casa, e parece que essa mudança nos ajuda a viver melhor.
Estreamos um novo terno, um novo vestido, uma nova roupa, colocamos um novo calçado ou simplesmente renovamos a disposição dos móveis da casa, e tais alterações da rotina diária nos reanimam e criam uma melhor disposição.
Porém, se estas pequenas mudanças externas podem, nos oferecer satisfação, você é capaz de imaginar quanto mais proveito poderia nos oferecer uma renovação interior? Uma renovação espiritual?
Quando uma pessoa melhora por dentro, seus pensamentos, suas intenções e seus sentimentos, adquire-se então vida nova. Seu modo de ser se torna mais agradável e até seu semblante se ilumina.
Mas, muitas vezes temos certas atitudes que na realidade, não gostaríamos de ter. E logo sobrevem um sentimento de desgosto, e nos perguntamos confundidos: “Por que sou assim? Quero fazer o bem e quantas vezes as coisas me saem mal.”?!
Na verdade, estas palavras não são novas, porque já em seus dias o apóstolo, Paulo se expressou de maneira parecida. Vejamos o que ele escreveu em Romanos 7:18-20 “Eu sei que em mim, isto é, em minha ca

rne, não mora bem algum, porque o querer o bem está em mim, porém não faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.
E se faço o que não quero, já não faço eu, senão o pecado que mora em mim.”
Esta é a luta de todo o ser humano; querer fazer o bem, porém comprovar com tristeza que nossa inclinação natural nos induz a cometer o mal. O profeta Jeremias afirma em seu livro: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9
Quando os Escritos Sagrados mencionam a palavra coração, quase sempre se referem à mente, à vontade, à intimidade da alma. É a nossa mente que é “enganosa” e, “perversa”, e está doente e tantas vezes nos atraiçoa.
Porém essa parte do ser pode ser mudada, e em conseqüência, pode nos assegurar plena felicidade.
Mas, como nossa mente pode ser mudada? A simples compreensão de nossa necessidade não basta; nem tampouco são suficientes a lucidez mental e a força de vontade.
Podemos lutar toda a vida para combater os nossos defeitos, e ainda assim, seguir dominados por eles. A única maneira de mudar a mente é buscando a ajuda de Deus. Só Ele tem poder para transformar o coração humano. É o único que pode fazê-lo. O mesmo Deus que criou o homem pode recriar o nosso coração, a nossa mente. A Palavra de Deus deixa claro que uma nova vida é possível e está ao nosso alcance.
“Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Efésios 4:22-24
Ninguém pode querer mudar por si mesmo. Todo intento humano termina em fracasso. Porém a maravilha é que, onde fracassa o homem, triunfa Deus!
Vidas, famílias e tribos inteiras têm sido transformadas pela ação da verdade bíblica.
Tem você algum defeito, vício ou debilidade que deseja vencer? Lembre-se então que o mesmo poder que mudou Saulo de Tarso, e os canibais do Pacífico, e transpor outros é suficientemente grande para mudar o nosso interior.
Se reconhecermos nossa necessidade e solicitarmos a assistência de Deus, Ele poderá operar o milagre. Seu Divino Espírito e Sua Sagrada Palavra atuarão como invencíveis agentes da divindade.
O Senhor cumprirá então a sua promessa: “Dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.” Ezequiel 36:26
Vida nova! Dela podemos desfrutar cada dia, com paz e alegria, se pedirmos a Deus, um novo coração, uma mudança de hábitos, porque nossa mente estará restaurada pelo poder do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *