Momentos de louvor:
Oração:
Introdução I
A bíblia diz que os filhos de Deus tem que ser como a luz do mundo. Mas o que isso significa? Será possível em um mundo como esse, cheio de maldade, invejas, nós, sermos uma luz?
Deus nos fala também que seus escolhidos tem que ser o sal da Terra. O que nosso Pai esta querendo nos dizer com isso?
O sal dá tempero ao alimento, e se Deus quer que sejamos o sal da Terra, Ele espera que nós assim como o sal demos sabor a este mundo em trevas…como?
Através do nosso testemunho diário, transmitindo as pessoas ao nosso redor paz, amor, tranqüilidade mesmo em meio as provações.
O cristão é um exemplo mesmo que ele não queira. Você deve estar se perguntando o que estou querendo dizer, pois é isso mesmo. A sociedade cobra muito do cristão.
Louvor: As vezes parece que ser um cristão…..
Introdução II
Deus espera que sejamos exemplo, Ele nos deixou uma missão muito importante, a de levar o seu evangelho a toda terra. Esta é uma grande responsabilidade, que muitas vezes ignoramos, o que deixa nosso Pai muito triste.
Deus chama a cada um de nós para seu serviço, e sempre nos capacita quando o buscamos.
Mas, nós, pequenos como somos, não conseguimos entender, sempre colocamos obstáculos, achando que não somos capazes. O que Deus quer te falar hoje neste JA é exatamente isso, Ele quer nos mostrar que devemos ser a luz do mundo e que
sozinhos não conseguimos nada, mas, se nos unirmos à luz maior, que é Cristo, brilharemos cada vez mais.
O que Deus espera de você? Você já parou para pensar nisso?
Louvor:
Encenação
Cena 1
(Aline entra varrendo a casa, ouvindo musica do mundo)
Vanessa: Oi! Ai que som alto. Como você consegue ouvir nesta altura? Não tem vergonha da vizinhança?
Aline: Vergonha? Vergonha do que? Não estou fazendo nada de mais. Estou dentro da minha casa, faço e escuto o que eu quero. E não adianta falar que eu não estou nem aí…Que mal pode haver em escutar uma musica? Não tem nada a ver.
Vanessa: Como não tem nada a ver? Você já viu varias vezes palestras mostrando que essas musicas não agradam a Deus e você sabe que alguém pode falar alguma coisa, que você escuta musicas a semana toda e quando chega no Sábado você ouve hinos. E o testemunho onde fica?
Aline: Ah, não esquenta. Eles nem reparam. Fala sério, quem vai reparar? Eu não estou fazendo nada demais, só você que adora pegar no meu pé.
Vanessa: Eu não estou pegando no seu pé, você quase não tem tempo de ouvir musica, porque não aproveita o esse tempo para louvar a Deus? Tem cada hino lindo aqui.
Aline: Hino eu já escuto na igreja. Em casa quero ter minha privacidade, meu espaço. Será que você pode me dar licença. E quanto aos vizinhos, pode ficar sossegada, eles nunca reparariam em uma coisa dessas.
Cena 2
A vizinhança.
Marta: Eu não sei como esta menina consegue ouvir este rock. Sara a semana toda, não sei como agüenta. Coitada da mãe dela.
Sara: Mas, esta menina não é crente?
Marta: É verdade. Mas no Sábado, ela é super diferente, precisa ver, levanta cedo, vai para a igreja e só ouve hinos, estas musicas barulhentas ela escuta durante a semana no Sábado não.
Sara: Isso é o cúmulo, eu acho que a pessoa tem que ter só uma personalidade, ou é, ou não é. Esse negócio de ser uma coisa em casa, outra na igreja, não esta com nada. Eu é que não quero fazer parte desta igreja, onde as pessoas mudam
conforme o lugar que estão.
Marta: Concordo com você.
Conclusão: (um jovem)
Como ficou o testemunho de Aline perante sua vizinha. Ela nem sabe, mas sua vizinha acha o cúmulo sua atitude. Muitas vezes, agimos de forma errada, achando que ninguém vai reparar, mas, pode Ter certeza que sempre terá alguém te
observando. Deus não dorme nunca. Pense nisso!!!
Louvor:
Descontração: Como o tema era luz do mundo, fizemos aquela do fósforo.
Você acende um palito de fósforo e cada pessoa tem que falar: acesso peguei, aceso de dou, se deixares apagar um versos falaras.
Ganha quem ficar por ultimo.
Entrevista:
Entrevistado: Gilson
Como podemos no dia de hoje ser luz?
O que diferencia as meninas que andam na luz das que não andam?
E os meninos?
Pode alguém estar perdido dentro da igreja? Como saber?
Qual o conselho que você deixa para os jovens dessa igreja.
Encenação: Mal testemunho.
Narrador: Aonde quer que vamos, o inimigo de Deus está a nos observar, e o que ele mais quer é nos colocar em situações para provar nossa fé, seja em casa, na escola, no trabalho, não importa onde. Vamos prestar bastante atenção na cena a seguir, pois pode estar fazendo parte do cenário da sua vida.
(Luiza entra em cena conversando com sua amiga, elas estão combinando para sair a noite)
Luiza: Onde nós vamos hoje?
Marcela: Não sei, precisamos ver…
Luiza: Mas o que vamos fazer hoje a noite? Não tem nada de interessante!
Marcela: Olha, tem uma festa de aniversário de uma amiga minha e ela me convidou, vamos? Vai ser legal! Ela disse que vai ter um galera super legal lá, a gente pode fazer um monte de amizades…se quiser, passo te pegar as 20:00h.
Luiza: Fica combinado então, nos vamos lá.
(saem de cena, e quando voltam o cenário já é do aniversário).
Amiga: Oi! Que bom que você veio. Fica a vontade.
Marcela: Esta é minha amiga Luzia.
Amiga: Sinta-se em casa, qualquer coisa é só pedir.
Luiza: Obrigada. Nossa! Como sua amiga é simpática. Gostei daqui.
Marcela: Ela é muito 10. Vamos nos divertir.
(começa a chegar alguns jovens e a cerveja começa a ser servida).
Amiga: Meninas, peguem uma, esta geladinha.
Luiza: Eu não tomo. Obrigada.
Amiga: Como não? Há então você vai só experimentar. Pessoal ela não bebe. (fala olhando para os amigos). Porque você não bebe? Pega, é bom.
Luiza: Na próxima rodada eu pego então.
(Amiga sai de lado)
Luiza: Esta foi por pouco. O que eu faço?
Marcela: Diz que você é evangélica, aí ela não vai falar mais nada. Ela esta falando porque não sabe, não te conhece, ela é assim mesmo. Agora se você não falar, eles não vão parar de pegar no seu pé. Não tem nada a ver, não pode se embebedar, bebe pode. Quer que eu fale que você é crente?
Luiza: Não, não, de jeito nenhum.
Narrador: Luiza se sentiu envergonhada, em ser uma cristã. Ela preferiu omitir e o inimigo com certeza, entrou em ação, para vencer naquele dia.
Amiga: Agora você vai pegar né?! Vai me fazer esta desfeita?
Luiza: Tá bom. Manda uma.
Amiga (fica feliz): Que mal pode ter isso? Pecado é falar mal da vida dos outros.
Luiza (envergonhada, bebe): Que horrível! Estou me sentindo super mal em estar bebendo, é a primeira vez, não devia ter vindo, Marcela.
Marcela: Luiza você poderia ter falado, eu te disse. Mas parece que você ficou com vergonha de ser evangélica, porque?
Luiza(tenta remediar, mas não consegue): Não é vergonha, sei lá.
Narrador: É, como podemos notar, Luiza deu mal testemunho duas vezes: quando sentiu vergonha de dizer que era evangélica, e quando não disse “Não” quando deveria.
Conclusão:
Quant
as vezes você já foi abordado dessa forma? Você resistiu ou caiu como a Luiza?
É muito fácil dizer que nunca vai cair, mas na hora do vamos ver, poucos são os que permanecem firmes. Existem outras maneiras, não é simplesmente este caso.
Quando alguém nos aborda com qualquer assunto e não sabemos o que responder, estamos perdendo também a batalha daquele dia, e talvez, mais além, estamos deixando de ganhar aquela alma para Deus.
Devemos dia após dia, buscar, estudar a palavra de Deus, para que saibamos nos portar diante das ciladas de Satanás.
Nós como luz do mundo, devemos dar sabor a vida das pessoas que nos rodeiam, mas se a nossa vida for sem gosto, sem Deus, se não nos alimentamos da sua palavra diariamente, como conseguiremos transmitir Jesus?
Que possamos refletir e mudar o que tem que ser mudado.
Louvor:
Cantinho da criança:
Concurso Bíblico:
Louvor:
Peça: “Vós sois a luz do mundo”
Personagens: moça, voz de Deus, anjo de luz,
(a menina entra em cena, com uma vela na mão).
Deus: Filha?! Porque ignoraras o que te peço?
Moça: Não posso Senhor! Não sou capaz.
Deus: Como pode dizer isso? Acaso não confia em minha palavra? Nem mesmo com relatos tão inspiradores na minha palavra, nem assim confias?
Moça: Não é isso Senhor. É que existem pessoas melhores que eu para o seu serviço. Não sei, não posso.
Deus: Não se lembra de meu servo Jeremias? Ele também me disse: Ah, Senhor DEUS!
Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas Eu lhe disse: Não digas:
Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar. E estendi a minha mão, e toquei sua boca; e ainda continuei: Eis que ponho as
minhas palavras na tua boca; e é assim que vai ser com você.
Moça: Mas mesmo assim, Senhor, é muito difícil. Naquele tempo o Senhor falava diariamente com seus servos. Hoje não é assim. As vezes procuro uma resposta para meus problemas e não encontro.
Deus: Samuel também não escutava a minha voz, e eu estava ali, o chamei 3 vezes e só na quarta Samuel me respondeu, porque Eli entendeu que eu, o Senhor, o chamava. Muitas vezes, isso acontece com meus filhos, eles pedem resposta e Eu mostro o caminho, mas o problema da humanidade é que eles só vêem o que eles querem, mas, Eu sei o que é melhor para cada um de meus filhinhos.
Moça: Mas, Senhor, olha a Rita, é tão dedicada, vem em todos os cultos, porque não a chama? Tenho certeza que ela aceitará.
Deus: Todos tem qualidades, mas coloquei em cada servo meu, uma, que destacasse mais. Uns tem o Dom de pregar, ou cantar, ou então de aconselhar. Você é única.
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses de sua mãe, te santifiquei.
Moça: Senhor, tu conheces tudo e a todos e sabes que muitos se colocaram contra mim, dizendo que não sou capaz, ou então levantarão calúnias ao meu respeito, pois mesmo dentro da sua casa, existe uma grande disputa por poder, e eu não quero isso, meu Deus.
Deus: Não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles.
Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. Eles pelejarão contra ti, mas não
prevalecerão contra ti; porque Eu, o Senhor, sou contigo, para te livrar.
Moça: O que queres que eu faça então?
Deus: Quero que seja a luz do mundo.
Siga o exemplo do meu servo ELIAS, ele sempre fez tudo o que Eu ordenei sem reclamar ou duvidar da minha palavra. E eu o fiz grande perante os homens.
Enviei os corvos para o alimentar com água e carne, multipliquei a farinha e o azeite da viuva e fiz mais, quando Elias orou, devolvi vida ao filho da viúva que já estava morto. Quando Eu, o Senhor, mandei que ele fosse ate Acabe, ele também não temeu, pois confiava. Não ouviste: se vossa fé for do tamanho de um grão de mostarda, falará e o monte sairá do lugar. Elias defendia a minha palavra e é isso que quero que faça.
Moça: Mas como?
Deus: Quero que brilhe por onde passe. As pessoas do mundo tem que ver diferença em você. Você não pode mudar o mundo, mas pode fazer a diferença na sua igreja, na escola, no trabalho, no bairro onde mora. Sozinha, de fato, não podes fazer nada, mas, se colocares ao seu Deus em primeiro plano na sua vida, podes fazer qualquer coisa, pois Eu te darei forças para suportar as dificuldades que você encontrará na sua jornada.
Moça: (esta parte ela vai cantar o coro da musica do Fernando Iglesias): E agora Jesus me chama e eu não consigo levantar, estou sofrendo e comovida, mas faltam forças pra lutar…Senhor estou tão fraca, Senhor em luta estou, Senhor não tenho forças mas vou…
Sou fraca Senhor, mas irei. Pois o Senhor me tornará forte. “Tudo posso Naquele que me fortalece”, eu confio nessas palavras.
Deus: Que bom que você entendeu o que queria te mostrar, filha. Abra os olhos das pessoas, da mesma forma que eu abri os teus. Mostre a elas que para trabalhar para Mim não precisa ser rico, basta ter um coração aberto e vontade
de servir. Fale do compromisso comigo, pois vocês são os meus discípulos na terra e preciso de vocês para levar a verdadeira mensagem.
Moça: Obrigado Senhor! Obrigado por seu cuidado, seu amor! Obrigado pela confiança que depositaste em mim. Não vou te decepcionar. Tu es amor, enviaste seu filho amado “Jesus” para morrer por cada um de nós, e não vou permitir que
isso seja em vão em minha vida.
Sermonete:
Deus nos chama para servir, seu nome proclamar, levando o evangelho a cada bairro, a cada lar. Procura pessoas de valor, de fé e comunhão, de coração aberto. Deus não precisa de alguém intelecto e incomum, e nem esta buscando
alguém só para ser mais um, embora chame a muitos, bem poucos querem vir, venha então você servir.
Que cada um de nós, hoje, possamos tomar consciência da nossa missão, pois Deus confia em cada um de nós.
Você poderia dizer não a Jesus???
Hino Final e oração final: Todos
Na hora em que a moça entrar as luzes tem que estar apagadas e ela estará com uma vela grande na mão. Vou colocar um castiçal na porta da igreja e outro lá na
frente, a igreja tem que estar apagada, somente com as luzes das velas que serão espalhadas pela igreja.
Este JA foi maravilhoso, um dos Jas mais lindo que ja vi. A igreja ficou em silêncio total e algumas pessoas choraram.
O segredo é ensaiar bastante. Se possivel o personagem da moça deve cantar na parte indicada. A Joyce (foi a que representou), cantou a capela e ficou perfeito.
Deus pode usa-lo (ler depois da peça, em oculto)
A próxima vez que você pensar que Deus não pode usá-lo, lembre-se que…
Abraão era velho demais.
Isaque era um sonhador.
Jacó era um mentiroso.
Moisés tinha um problema de gagueira.
Gideão estava com medo.
Sansão tinha cabelo comprido, e era um mulherengo!
Raabe era uma prostituta!
Jeremias e Timóteo eram jovens demais.
Davi teve um romance adúltero e foi um assassino.
Isaías pregou sem roupa.
Jonas fugiu de Deus.
Noemi era uma viúva.
Jó faliu.
João Batista comia gafanhotos
Pedro negou a Cristo.
Os discípulos caíram no sono enquanto oravam.
Marta se preocupava com tudo.
Maria Madalena foi prostituta.
A mulher samaritana tinha se divorciado… e muito mais de uma vez!
Zaqueu era pequeno demais.
Paulo era re
ligioso demais.
Timóteo tinha uma úlcera.
E Lázaro estava morto!
Agora, você não tem mais desculpas. Deus está esperando usar todo o seu potencial. Eu acredito que Ele pode e vai usar.
Esboço do Programa
“Vos sois a luz do mundo”
Momentos de louvor:
Oração:
Introdução I:
Louvor: Brilhar por ti – do cd JA
Introdução II: Andréa
Louvor: Trio Life
Encenação:
Louvor: Andréa
Descontração:
Entrevista:
Encenação:
Louvor: Trio Luz
Cantinho da Criança:
Concurso Bíblico:
Louvor:
Peça: Joyce/voz de Deus – Júnior
Meditação: Deus pode usa-lo – Roberta (em oculto)
Louvor e oração final:
Andréa/Americana |
Deixe um comentário